A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) abriu nesta quarta-feira as inscrições para o processo seletivo Enem-Unicamp 2022. As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela página eletrônica da Comvest (www.comvest.unicamp.br) até as 17 horas do dia 30 de novembro.
Os interessados precisam preencher um formulário eletrônico e recolher o valor da taxa de inscrição. Candidatos inscritos no vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) de 2022 com isenção da taxa têm isenção para o processo Enem-Unicamp. Para os demais, a taxa será de R$ 30 ou de R$ 15, no caso daqueles que também efetuaram a inscrição no vestibular da Unicamp de 2022. O pagamento da taxa poderá ser realizado até o dia 7 de dezembro. O edital com as regras do processo está disponível na página eletrônica da Comvest.
São oferecidas 639 vagas, destinadas a três segmentos de inscrição: 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública (ou que tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem até o ano de 2016 ou exames oficiais); 25% das vagas para candidatos autodeclarados pretos e pardos; e 25% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. A lista de cursos e vagas está disponível na página da Comvest. É possível fazer até duas opções de curso. Os candidatos poderão utilizar as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 e/ou 2020.
Assim como no vestibular da Unicamp, para ter direito às cotas por critério étnico-racial, os estudantes autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos que os caracterizem como negro, de cor preta ou parda. Esses estudantes deverão assinar e subir no sistema, no ato da matrícula, uma declaração, especificada no edital.
Os candidatos optantes pelas cotas étnico-raciais deverão ser submetidos a uma comissão de averiguação, designada pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos. Os optantes pelas vagas indígenas também deverão apresentar a declaração e poderão ser submetidos a uma comissão de averiguação. Os modelos das declarações estão no edital e na página da Comvest.
Candidatos que tenham concluído algum curso de graduação ou pós-graduação em instituição pública (federal, estadual ou municipal) não poderão concorrer na modalidade Enem-Unicamp.
Os interessados poderão se inscrever concomitantemente em mais de um dos sistemas de seleção da Unicamp para 2022 (Vestibular Unicamp, modalidade Enem-Unicamp e modalidade Vagas Olímpicas). Na época das chamadas, caso um candidato tenha sido convocado para matrícula em um mesmo curso, na mesma chamada, no vestibular de 2022 e no Enem-Unicamp, a vaga a ser preenchida será a do vestibular.
Caso um candidato tenha sido convocado para matricula em cursos diferentes, na mesma chamada, no vestibular de 2022 e no Enem-Unicamp, o candidato fará opção no momento da matrícula. Ao efetivar a sua matrícula em um dos sistemas, o candidato será excluído, automaticamente, da lista de classificação dos demais sistemas de ingresso. Caso esteja inscrito no mesmo curso, seja convocado em qualquer sistema e não realize sua matrícula, terá seu nome excluído das chamadas em outros sistemas.
As provas do Enem são de responsabilidade do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao MEC (Ministério da Educação). As notas do Enem 2021 só poderão ser utilizadas para o ingresso na Unicamp caso o Inep disponibilize o cadastro e as notas em tempo hábil para a classificação dos candidatos. Isso não interfere no uso das notas do Enem 2020 daqueles candidatos que desejarem utilizá-las, dado que já estão disponíveis.
Haverá até cinco chamadas para matrícula online. As datas do calendário de matrícula coincidirão com as datas das chamadas do vestibular da Unicamp de 2022.