UNIÃO BANDEIRANTES APOSTA NA "VONTADE DA EQUIPE"

Em mais um dia de reportagem da série especial 2017 de O Imparcial sobre as 13 equipes integrantes da Copa Centenário de Futebol Amador de Presidente Prudente – Série Ouro –, a primeira divisão do futebol amador da cidade, a equipe perfilada desta vez é o UBFC (União Bandeirantes Futebol Clube)

Esportes - PAULO TAROCO

Data 28/09/2017
Horário 12:28
Cedida/Divulgação UBFC, Após retorno, equipe participa pelo segundo ano consecutivo da divisão principal
Cedida/Divulgação UBFC, Após retorno, equipe participa pelo segundo ano consecutivo da divisão principal

Em mais um dia de reportagem da série especial 2017 de O Imparcial sobre as 13 equipes integrantes da Copa Centenário de Futebol Amador de Presidente Prudente – Série Ouro –, a primeira divisão do futebol amador da cidade, a equipe perfilada desta vez é o UBFC (União Bandeirantes Futebol Clube). A equipe possui aproximadamente três décadas de história nos gramados amadores de Prudente e região, e leva no nome o bairro que deu origem a este histórico: o Parque Bandeirantes, na zona oeste da cidade.

Após uma década de inatividade, devido as dificuldades organizacionais inerentes à prática amadora esportiva, a equipe voltou ao cenário competitivo em 2015. Nesse ano, o UB foi terceiro colocado da segunda divisão, hoje Série Prata, e assim, garantiu o acesso à elite do futebol amador prudentino em 2016. No ano passado, após passar da primeira fase classificatória no campeonato da primeira divisão, o UB caiu nas quartas de final.

 

Além do nome

Mas não é apenas o nome do bairro que a equipe pretende honrar e fazer jus ao uso. Como explica o presidente do UB, Juan Jorge da Silva de Souza, o outro termo presente no nome oficial da equipe, a união, está entre as principais pautas da equipe. “Quando vamos analisar para escolher algum jogador, claro que também olhamos a qualidade, mas nos atentamos muito pela vontade apresentada por ele. Muitas vezes, o atleta tem qualidade, mas não se identifica com o grupo, o que pode comprometer a união da equipe”, diz Juan.

O presidente do UB também explica que tal medida simboliza cautela e respeito ao torcedor do bairro que acompanha a equipe. “Temos uma torcida que apoia e colabora. Em alguns jogos, conseguimos reunir mais de 100 torcedores. Normalmente, às sextas-feiras eles já estão se organizando. É uma torcida apaixonada. Se o jogador não entender isso, melhor nem pegar”, afirma também.

Para a temporada 2017, a equipe do UB conta a participação de atletas da cidade, mas também com vários futebolistas amadores das cidades vizinhas. Para colaborar com o orçamento do time, o UB conta com o apoio de comerciantes de bairro, que colaboram com a aquisição dos uniformes e com a confraternização realizada após os jogos, além do apoio dos torcedores, que também ajudam, além dos gritos das arquibancadas dias de jogos. Juan também ressalta a colaboração do corpo de diretores, formado por Reginaldo (Sapo), Tutinha, Naor e Danilo. “Não tem sido fácil manter uma equipe hoje, pois envolve sim muitos gastos, com despesas e até com jogadores. Por isso, o que podemos destacar é o apoio de todos”, completa o presidente do UB.

 

Elenco:

Goleiros: Vítor e Diego

Laterais: Bidia, Luciano Guerreiro, Fernandinho, Carlinhos e Leandrinho

Zagueiros: Felipe, Tigrão e Goga

Meio-Campistas: Adílson, Bruninho, Silas, Pelé, Max, Humberto, Gauchinho e Gabriel

Atacantes: G. Soares, G. Cadete, G. Francelino, João Vítor, Murilo e Juninho.

Técnico: Manuel (Nezinho)

Publicidade

Veja também