Unati é espaço de aprendizado e convivência para terceira idade

Participam 125 pessoas das atividades físicas e culturais; ainda há vagas, no 2º semestre, para vôlei, origami e bordado

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 21/07/2024
Horário 10:00
Foto: Cedida
Unati tem sido uma referência na promoção do envelhecimento ativo e da inclusão social
Unati tem sido uma referência na promoção do envelhecimento ativo e da inclusão social

Desde sua implantação no campus em 2001, a Unati (Universidade Aberta à Terceira Idade) da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), no campus de Presidente Prudente, tem sido uma referência na promoção do envelhecimento ativo e da inclusão social.

Vinculada à Proec (Pró-Reitoria de Extensão Universitária), a Unati é uma instituição internacional criada há mais de 60 anos com o objetivo de possibilitar às pessoas idosas o acesso à universidade pública, oferecendo um espaço educacional e cultural para a ampliação de conhecimentos, educação continuada e convivência social.

Nessa jornada, os benefícios observados nos participantes são inúmeros, conforme conta o professor Dr. Luis Alberto Gobbo, atual coordenador da unidade na FCT Unesp. Segundo Luis, “a maioria dos participantes da Unati é convidada para participar de projetos de pesquisas, especialmente nos departamentos de Fisioterapia e Educação Física, e com isso, recebem uma quantidade bastante interessante de avaliações, que, muitas vezes, o eximem de fazer na rede privada tais exames. 

“NÃO HÁ LIMITE DE IDADE, PARA AMBOS OS SEXOS, E TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS, SEM MATRÍCULA E MENSALIDADE”
Dr. Luis Alberto Gobbo

Outros benefícios são aqueles advindos da atividade física e exercício, já amplamente conhecidos. Mas os principais resultados que percebemos no dia a dia dos participantes é a capacidade deles se entreterem e estimularem a saúde mental e suas relações sociais. Muitos ativam suas relações depois de muitos anos, e nossos maiores testemunhos vêm desses benefícios”, detalha.

Na FCT, a Unati oferece atividades regulares de exercícios físicos e artesanato. Também são realizadas palestras em diferentes áreas do conhecimento e, desde 2022, é realizada a Semana da Pessoa Idosa. A edição deste ano está prevista para acontecer em outubro.

Atendimentos

Atualmente, a Unati atende cerca de 125 pessoas, tendo como público-alvo pessoas com idade igual ou acima de 60 anos, mas também podem participar adultos com idade acima de 40 anos, “especialmente aqueles acompanhantes de pessoas idosas participantes das nossas atividades”, avisa o coordenador. 

Ele explica que o principal critério para participar, sobretudo dos exercícios físicos, é a liberação por parte do médico para a prática das atividades. “Não há limite de idade, para ambos os sexos, e todas as atividades são gratuitas, sem matrícula e mensalidade.”

Recentemente, a unidade da FCT recebeu recursos da reitoria através de uma emenda parlamentar da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL). O dinheiro vai ser investido na construção de uma sede própria.  Com a construção, a Unati planeja expandir suas atividades e oferecer funcionamento permanente, além de diversificar as atividades com a contratação de um servidor técnico permanente, mais estagiários bolsistas e voluntários que possam atender na sede, incluindo áreas como artes, exatas e pedagogia.

“Sempre buscamos parcerias, para melhor oferecer as atividades à comunidade. No ano de 2023, conseguimos parceria com a regente Ana Rita Chizzolini para apresentações dos Corais Vozes Prudentinas e o Coral Feminino da Apampesp [Associação de Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo]”, lembra o professor Luis.

SERVIÇO
As atividades do Núcleo Unati retornam em agosto com ginástica funcional; musculação, vôlei adaptado, bordado e origami, sendo parte da programação regular.  Devido à demanda, algumas atividades possuem número de vagas limitadas.

Musculação e ginástica funcional já encerraram o período de inscrições. Ainda há vagas para vôlei, origami e bordado. O prazo para se inscrever na lista de interesse é até 3 de agosto.

Para oferecer trabalho voluntário ou acompanhar as ações no campus, mais informações estão disponíveis na página da unidade no site da FCT Unesp e no perfil @unatiprudente, no Instagram.

 


 

Publicidade

Veja também