Uma menina e 2 garotos da Acae representarão o Brasil no Japão em torneios de beisebol Sub-12

Yasmin, Miguel e Maurício participam de competições internacionais com a seleção brasileira em Tóquio e Sapporo; pai da garota foi convocado para o mesmo torneio em 86 e fala da coincidência

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 24/04/2025
Horário 08:00
Foto: Cedida/Acae
Yasmin Akinaga Ashidate, 12 anos, foi convocada pela CBBS para o Mundial Nanshiki Infantil
Yasmin Akinaga Ashidate, 12 anos, foi convocada pela CBBS para o Mundial Nanshiki Infantil

Da Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva) de Presidente Prudente para o Brasil, do Brasil para o Japão: a garota Yasmin Akinaga Ashidate e os garotos Miguel Fernandes Tanaka e Mauricio Antônio Sato Tenório de Brito representarão a seleção brasileira de beisebol Sub-12 no Japão.

Yasmin e Miguel foram convocados pela CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol) para vestir o manto brasileiro no Campeonato Mundial Nanshiki Infantil e no 43 Boys Nankyu Baseball World Championship, nas equipes feminina e masculina respectivamente, entre os dias 25 e 28 de julho de 2025, na cidade de Edogawa, na província de Tóquio.
Já Maurício vai representar o Brasil nos dias 4 e 8 de julho. A empreitada tupiniquim na terra do sol nascente se dará em Sapporo pelo U12 Baseball and Cultural Exchange 2025 in Hoakkaido. 

Os três atletas de 12 anos integram a categoria Infantil da Acae/Hinomoto/Semepp, comandada pelo experiente técnico Mario Kaneki. O diretor da Acae, Lucas Saito, ressaltou que “ter atletas da Acae/Hinomoto/Semepp representado o Brasil sempre é motivo de orgulho para o clube nipônico-brasileiro”. “Presidente Prudente tem a tradição de revelar ótimos atletas no beisebol, e esta experiência internacional só vem a acrescentar o desenvolvimento das nossas equipes. Realmente um momento de muita alegria e gratidão aos técnicos e familiares que se dedicam semanalmente para a evolução dos atletas da Acae”, pontuou Saito. 

Tal pai, tal filha

As coincidências rondam o mundo do esporte. No caso em questão do trio prudentino que irá representar o Brasil no arquipélago nipônico, quis o destino que depois de 39 anos, a filha do ex-atleta amador de beisebol, Fábio Ashidate, fosse convocada para a seleção brasileira do esporte do taco com bola, tal como o pai foi em 1986. E as coincidências não param por aí: 

“Coincidências acontecem. O campeonato lá em 1986 foi no mesmo período do ano, em julho. Acho que a primeira vez que terá uma versão feminina deste campeonato. Uma outra coincidência é que a neta do meu sensei Okada na época também está presente nesta lista em que a Yasmin foi convocada”, relata Fábio. 

“Para mim e pra toda família, é um grande motivo de orgulho que os filhos e ela, principalmente, estão seguindo este caminho saudável. Para ela, também é uma grande realização, de saber que ela é capaz, mesmo tão pequena, de defender a seleção brasileira em outro país”, complementa. 

O pai de Yasmin conta que jogou até os 25 anos, mas de forma amadora. “Não cheguei a ser profissional, não, era mais por lazer. O beisebol é um esporte muito familiar, é um esporte que faz parte das raízes orientais, japonesas. No clube Acae, aqui em Presidente Prudente, a gente sabe que é um ambiente saudável para a prática do esporte e o convívio entre as famílias também”, expõe Fábio Ashidate.

Cedidas/Acae

Mauricio Antônio Sato Tenório de Brito, 12 anos, representará o Brasil em Sapporo pelo U12 Baseball and Cultural Exchange 2025 in Hoakkaido


Miguel Fernandes Tanaka, 12 anos, irá vestir a camisa da seleção no 43 Boys Nankyu Baseball World Championship

Publicidade

Veja também