O Plantão traz sempre o lado político dos acontecimentos e sobre a morte da Dona Ana (1930-2022) encontrou uma incrível história em relação a ela e vivida pelo prefeito Ed Thomas (sem partido), desde menino e a de serem vereadores juntos.
OS PRIMEIROS CONTATOS
Os primeiros contatos do garoto com a professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima ocorreram quando ia buscar e depois voltava para entregar a roupa que sua avó Luiza lavava e passava.
NO ENSINO PRIMÁRIO
Outros momentos, marcados pelo respeito e admiração, foram quando era aluno do ensino primário na Escola José Carlos Pimenta, na Rua Claudionor Sandoval, no Jardim Paulista. Dona Ana era a diretora.
NA MESMA MESA
Dona Ana e Ed Thomas ocuparam a mesma mesa no plenário da Câmara Municipal na 13ª Legislatura, de 2001 a 2004. Nas eleições de 2000, Dona Ana foi eleita na condição de mais votada: 5.594 votos, o que representou mais de 5% dos votos válidos.
OS MAIS VOTADOS
Ambos eram do PMDB, assim como o engenheiro civil Alfredo Penha, que foi o segundo mais votado, com 4.128 votos, e Ed Thomas o terceiro, com 3.659; em uma época que a Câmara tinha 19 vereadores.
VEREADORA E PREFEITO
Em 2000, o marido de Dona Ana, professor Agripino Lima (1931-2018), foi eleito prefeito pela segunda vez. Obteve mais de 56 mil votos, ou seja: 55,2% dos votos válidos, quando dos 131 mil compareceram às urnas 111 mil eleitores.
ELEITO TRÊS VEZES
Agripino Limar estava no PTB e quando foi prefeito pela primeira vez era do PFL. No segundo mandato foi reeleito. Teve como vice Adilson Aparecido Dias, Jólio Martin e Carlos Roberto Biancardi.
CIDADÃ PRUDENTINA
Ao pontuar cada oportunidade vivenciada com Dona Ana como um privilégio, além dos três já mencionados, Ed Thomas fala sobre a concessão do título de Cidadã Prudentina, cujo projeto foi de sua autoria.
SÓ BOAS LEMBRANÇAS
Conforme disse ao Plantão, a Dona Ana foi para junto de Deus e deixou lembranças das boas conversas, das boas reuniões, dos aconselhamentos e de momentos grandiosos; tendo feito muito por sua vida e pela vida de muitos. O que resta é gratidão.
DEPUTADO BRAGATO
O prefeito Ed Thomas decretou luto oficial por três dias. O deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) manifestou condolências aos filhos Augusto César, Ana Cristina, Maria Regina e Paulo César; netos e bisnetos.
CÂMARA MUNICIPAL
Bragato lembrou o fato de Dona Ana ter sido vereadora. A Câmara Municipal também manifestou pesar pelo falecimento da ex-vereadora, ocorrido às 6h de ontem e com sepultamento às 9h desta sexta-feira (11).
GRANDE IMPORTÂNCIA
O Plantão se associa às muitas manifestações de reconhecimento à importância de Dona Ana para Presidente Prudente e região, especialmente através da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que em 50 anos formou mais de 120 mil profissionais.