Um passo por vez

OPINIÃO - José Maurício O. Leme Jr.

Data 20/12/2022
Horário 04:30

O Natal se aproxima e 2022 se despede. E que ano! Uma das eleições presidenciais mais turbulentas e acirradas na história do Brasil, pandemia, guerra na Ucrânia e Copa do Mundo. Foram altos e baixos. Sobrevivemos! Sempre quando um novo ano desponta, são novos objetivos que nascem juntos. Afinal, teremos 365 novos dias para fazer valer a pena.
Você deve ter me acompanhado quinzenalmente nesse espaço. Em janeiro, no primeiro artigo, eu havia dito “se a tempestade continua, o barco é o mesmo, mas cabe a nós mudarmos nossas atitudes para termos um ano melhor”. Será que fizemos isso?
Vimos que uma luta enfrentada há anos foi vencida: a regularização fundiária no Pontal do Paranapanema, graças à visão do governo estadual em compreender a importância de ser um agente integrador da sociedade, o qual priorize ações que fortaleçam os pequenos e médios produtores como o único caminho para uma região pujante, estabelecendo atração de negócios e segurança jurídica.
Vimos que a IoT (Internet das Coisas) já é uma realidade e que precisa ser cada vez mais trabalhada em prol do bem-estar dos cidadãos. Presidente Prudente configura atualmente na 93ª cidade mais inteligente e conectada do país, de acordo com a edição de 2022 do Ranking Connected Smart Cities. A tecnologia é o caminho para geração de emprego, desenvolvimento econômico.
Vimos o crescimento da abertura dos MEIs (microempreendedores individuais), somando 4.130 de novos registros na capital do oeste paulista. A maioria está saindo da informalidade devido aos melhores programas de inclusão produtiva. Conforme o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a tendência é que aumente em 2023.
Vimos o despertar da concessão do aeroporto prudentino, e aguardamos profícuos capítulos. Por outro lado, permanecemos no imbróglio da ferrovia regional, e outras questões municipais como a conclusão da reforma do Camelódromo. Ainda, estamos atentos à nova condição da iluminação pública, e cobrando do governo agilidade no Anel Viário Sul de Prudente, entre outras pautas que não vamos deixar de lutar.
Enfim, sim, estamos no mesmo barco e remando aos poucos, mas repetindo uma frase de autor desconhecido, mas pertinente: “Um passo de cada vez nos ensina que a paciência traz os melhores resultados”. Em nomes da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), deixo aqui o meu fraterno abraço e agradecimento a todos que compartilharam seus pensamentos, sugestões e críticas ao longo de 2022.  Um próspero 2023 a todos nós!
 

Publicidade

Veja também