Um mentor para te impulsionar

OPINIÃO - Jair Rodrigues Garcia Júnior

Data 07/11/2024
Horário 05:00

A universidade possibilita que você tenha contato diário com professores-profissionais experientes em diferentes especialidades de sua área, durante sua formação. Repare que alguns dos professores atuam também profissionalmente na área do curso que atuam. Essa dupla ocupação permite que eles tragam e discutam com os estudantes, situações reais da atividade profissional e informações de como o mercado está evoluindo.
Acontece que o professor, durante a disciplina, deve fazer seu melhor para ensinar e dar atenção para 20, 30 estudantes ou mais. Muitas vezes não há espaço e tempo para entender e auxiliar mais intensivamente sequer os estudantes mais interessados, que o procuram para se aprofundar no tema e aproveitar de sua experiência.
Mas há professores na universidade e profissionais no mercado de trabalho que se dispõem a acompanhar e auxiliar os estudantes e profissionais ainda novatos – são os mentores. A atividade de mentoria é uma orientação informal (em geral) e um direcionamento oferecido por um profissional mais experiente. Essa atividade pode ocorrer no ambiente acadêmico e no ambiente corporativo (empresas), sempre com o objetivo de encaminhar e auxiliar no crescimento profissional e pessoal do mentorando.
Uma característica da mentoria é o altruísmo do mentor, ou seja, uma doação e também aprendizagem com cada mentorando. Em muitos casos não há cobrança de valores, mas há os mentores profissionais (alguns denominados coachs) que fazem a mentoria como um serviço, muito bem cobrado. Em ambos os casos, não há exigência para que o mentorando siga sempre as orientações e recomendações do mentor. A decisão final é sempre do mentorando, seguindo suas motivações intrínsecas.
Interessante que alguns professores e profissionais fazem mentorias sem se darem conta, pois são procurados e vão guiando os estudantes. Ter um mentor experiente que complemente seu aprendizado e direcionamento na carreira é um privilégio. É uma via de mão dupla, pois o mentor aprende ensinando e continua a acumular experiências com cada mentorando decididamente interessado e comprometido com seu desenvolvimento profissional e pessoal. 
E você, já pensou em ter um mentor? Consegue identificar um professor ou profissional que tem esse perfil para te impulsionar?

Publicidade

Veja também