Ulisses Dias: do desenho industrial a chef de cozinha internacional!

Com um currículo notável, o paulistano que - vive em Presidente Prudente desde 2014 - ainda atua como consultor gastronômico e sommelier de vinho e cerveja

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 20/09/2023
Horário 09:00
Foto: Cedida
Ulisses Dias decidiu entrar no ramo da gastronomia em 1999  
Ulisses Dias decidiu entrar no ramo da gastronomia em 1999  

Ele se formou primeiro em Desenho Industrial, em 1995, quatro anos depois do interesse pela gastronomia se tornou um renomado chef de cozinha internacional. Este é o paulistano Ulisses Dias, que vive em Presidente Prudente desde 2014, quando foi convidado para abrir o curso de Gastronomia na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Ele ainda atua como consultor gastronômico e sommelier de vinho e cerveja. 

“Desde que cheguei a Prudente contribuí com inúmeras consultorias e participei de vários projetos de restaurantes, como a Hamburgueria Burguer One, Bonsmara Grill, Copas Café & Vinho, Bistrô 306, MaCarone's Trattoria, Sálvia Restaurante, Notre Baguete e vários treinamentos e cardápios”, expõe o chef, que também é especialista em negócios  de alimentação.

Ele conta que decidiu entrar no ramo da gastronomia em 1999, pois já tinha restaurante ítalo brasileiro e pizzaria em São Paulo. “Decidi me aprimorar. Fui convidado por anos para uma coluna da ‘Revista Prazeres da Mesa’, chamada Aula de Cozinha, em parceria com o Senac/SP [Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial]. E para o Desafio Prazeres da Mesa e a Cervejaria Baden Baden, de Campos do Jordão, intitulado ‘Cozinhando com grandes chefs’”, frisa Ulisses, que atua ainda na área de desenvolvimento de produtos no ramo de embalagem de cosméticos e indústria automotiva.

Trajetória: aprendizado e experiência

Ulisses se formou como chef de cozinha internacional pelo Senac de Águas de São Pedro. A partir de 2005, iniciou sua carreira de docente no Senac de Campos do Jordão e na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). E um ano depois também passou a docente na instituição de Águas de São Pedro.

“No mesmo ano fui professor convidado na USC [Universidade do Sagrado Coração], em Bauru, nas disciplinas de Habilidades de Cozinha, Garde Manger; cozinha brasileira, cozinha europeia, cozinhas clássicas francesa e italiana e Cozinha do Mediterrâneo. Esporadicamente dava aulas de panificação, Cozinha do Mediterrâneo e Cozinha Contemporânea”, elenca ele. 

Em 2012, ele se graduou no Senac de Bauru em Especialização em Negócios de Alimentação, onde foi docente entre 2013 até 2018, de várias disciplinas como Histórias da Gastronomia e Tendências em Gastronomia.

Em 2014, foi idealizador do projeto físico e pedagógico na Unoeste, Estrutura Física e Pedagógica onde teve a oportunidade de formar mais de 400 alunos até 2018! Em 2020, foi convidado para desenvolver o curso no Centro Universitário Toledo Prudente, como coordenador e docente em Tecnologia em Gastronomia, onde também desenvolveu o projeto arquitetônico e pedagógico, “a qual tive a grata satisfação de ficar até 2022”, recorda.


“Desde fevereiro de 2023, sou professor de Gastronomia de Desenvolvimento de Eventos na Unoeste! A tempo, em 2017 me formei como sommelier de cerveja pelo Senac/SP e fiz mestrado em Desenvolvimento em Meio Ambiente pela Unoeste”, acentua.

ESPECIALIZAÇÕES
Mestrado em Ciência do Meio Ambiente (2018) - Título do projeto: “Palmito da cana-de-açúcar” – Do resíduo ao alimento. Unoeste – Presidente Prudente 
Especialização em Negócios em Alimentação - Foco em qualidade – Senac Bauru (SP)
Bacharel em Desenho Industrial – UNG (Universidade de Guarulhos)
Pós-Graduação em Nutrição USC – Bauru (SP) (2011- 2015)
Pós-Graduação em Gestão de Negócios em Alimentação Senac – Bauru (SP) (2012- 2018)
Pós-Graduação em Cozinha Brasileira: Sociedade e Cultura – Presidente Prudente 
Membro convidado para comissão de estudos Enad/ Inep – Gastronomia 2017/ 2020 - 2022/ 2023

SAIBA MAIS
Garde Manger é o profissional responsável pela preparação dos pratos servidos frios ou em temperatura ambiente (saladas, molhos, antepastos e conservas), pela chacuteria (linguiças, terrines, galantines e patês).

Instagram


Seja em pratos saborosos ou sobremesas deliciosas, ele domina na gastronomia brasileira, europeia, clássicas francesa e italiana, e do Mediterrâneo

Publicidade

Veja também