UEPP e entidades debatem ações e projetos para fomentar progresso local

Entre iniciativas, estão 4ª edição do Hackathon, apresentação de documento com potencialidades da região ao governo do Estado e 2º Fórum de Desenvolvimento Econômico

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 07/02/2025
Horário 17:37
Foto: UEPP
Primeira reunião mensal da UEPP em 2025 ocorreu na manhã desta sexta
Primeira reunião mensal da UEPP em 2025 ocorreu na manhã desta sexta

Na manhã desta sexta-feira, ocorreu a primeira reunião mensal de 2025 da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) sob a gestão do presidente Marcos Eduardo Nomura. Realizado no auditório da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), o encontro reuniu membros da diretoria e representantes de entidades parceiras para a apresentação de eventos e ações previstas para os próximos meses.

Uma das coordenadoras da 4ª edição do Hackathon 2025 - Impacto Social, Vânia Silva, detalhou a programação do evento, que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de março, na Fundação Inova Prudente. Ela ressaltou que a iniciativa é baseada nos 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de desenvolver soluções para desafios como inclusão socioeconômica, igualdade de oportunidades e desenvolvimento comunitário.

Na sequência, Marcelo Volf, presidente da FOPI (Fundação de Organização e Pesquisa Institucional), apresentou a instituição, criada em setembro de 2020 pela Apec (Associação Prudentina de Educação e Cultura), mantenedora da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Ele explicou que a FOPI tem a missão de gerenciar administrativa e financeiramente projetos de pesquisa, eventos e cursos, impulsionando avanços científicos e tecnológicos nas áreas de educação, gestão e inovação. Além disso, destacou a atuação da fundação na ampliação de parcerias com os setores público e privado, visando o desenvolvimento sustentável da região. José Renato de Freitas, ex-vice-presidente da UEPP, integra o conselho da instituição.

Já Renato Michelis anunciou que a apostila da Coalizão Empresarial, contendo um levantamento detalhado sobre diversos setores da economia regional, está finalizada e será apresentada em primeira mão ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima. Intitulado "Síntese das potencialidades e verticais: estratégias de priorização para o desenvolvimento da Região Administrativa de Presidente Prudente", o material foi patrocinado por UEPP, Acipp, Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Grupo Lidera e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). “O documento é uma verdadeira radiografia da nossa realidade regional”, afirmou Michelis.

Antônia Braz destacou o sucesso da primeira edição do concurso de redação, promovido durante o período eleitoral do ano passado com alunos do ensino médio de Prudente. Com o impacto positivo da iniciativa, o evento passará a ser realizado anualmente, com planos de expansão para toda a região. "Nosso objetivo é fortalecer a conscientização cidadã entre os participantes", ressaltou.

Encerrando a reunião, o presidente Marcos Nomura antecipou detalhes sobre o 2º Fórum de Desenvolvimento Econômico, que terá o turismo como tema central. Ele enfatizou a importância do setor para o crescimento regional e solicitou o apoio das entidades para dar início aos preparativos do evento. Além disso, abordou os desafios e oportunidades do projeto de lei Aglomerado Urbano, apresentado na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) pelo deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), o qual trata sobre a necessidade de maior integração entre os municípios para impulsionar o desenvolvimento.

Publicidade

Veja também