UEPP apresenta 4 demandas da infraestrutura rodoviária regional ao governo de SP

Entidade e deputado Mauro Bragato pediram prioridade nas duplicações da Júlio Budiski e Angelo Rena; implantação de anel viário em Prudente; e pavimentação da SP-487

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 29/01/2025
Horário 16:15
Foto: Arquivo/Prefeitura de Prudente
Duplicação da Angelo Rena foi uma das demandas apresentadas por entidade
Duplicação da Angelo Rena foi uma das demandas apresentadas por entidade

Com o objetivo de buscar melhorias na infraestrutura rodoviária que interliga Presidente Prudente à região, representantes da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), em companhia do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), reuniram-se nesta terça-feira, em São Paulo, com a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

Conforme o presidente da UEPP, Marcos Nomura, durante a conversa, a entidade enfatizou quatro estudos e demandas que priorizam a segurança pública, a mobilidade urbana e o impulsionamento do desenvolvimento econômico regional, mas que necessitam de alocação de recursos e autorização governamental para execução da obra: a duplicação da Rodovia Júlio Budiski (SP-501), do km 0 + 000 ao km 26 + 300 m; implantação do contorno de Presidente Prudente (anel viário); pavimentação da Rodovia SP-487, no trecho de Indiana à Rodovia Raposo Tavares (SP-270); e duplicação da Rodovia Angelo Rena (PSP-476) e Estrada Vicinal Fouad Youssef Makari (RGF-330), no trecho de Prudente à Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425).

A UEPP esteve representada pelo presidente Marcos Eduardo Nomura, pelo secretário Francisco Ivo de Almeida Prado Jr., e o ex-presidente Renato Michelis. Também participou o secretário municipal de Meio Ambiente em Prudente, Wilson Portella.

Duplicação da Júlio Budiski

Conforme a UEPP, a SP-501, que interliga importantes rodovias regionais, possui pista simples e carece de acostamento pavimentado. A solicitação feita foi a duplicação da rodovia, com separação de pistas, readequação do traçado e implantação de vias marginais.

A obra atenderia a crescente demanda de tráfego, com destaque para a resolução do trecho crítico conhecido como “curva da morte” (km 26 + 300 m). Atualmente, há projeto elaborado pelo Consórcio Conarc, contratada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), com término contratual previsto para dezembro de 2025. 

Anel viário

Previsto no projeto funcional do DER, o contorno interliga as rodovias Rodovia Assis Chateaubriand e Rodovia Raposo Tavares, desviando o tráfego pesado de caminhões dos perímetros urbanos. A UEPP reforça a necessidade de avançar para a fase de contratação do projeto executivo, visando maior segurança viária e eficiência no escoamento de cargas.

Atualmente, há projeto elaborado pelo Consórcio Contorno 2022 (Astec/Meds), com término contratual previsto para novembro de 2025. 

Pavimentação da SP-487

Segundo a UEPP, atualmente, estão sendo executados estudos e serviços visando restabelecer o tráfego, ainda que em terra, assim como tramita processo que objetiva a contratação de projeto executivo para a pavimentação da SP-487, importante rota para o transporte agropecuário e interligação interestadual entre São Paulo e Paraná.

Duplicação da Angelo Rena

A UEPP apontou a necessidade de retomada do projeto de duplicação na vicinal que liga Presidente Prudente a Regente Feijó.

"Natália Resende recebeu as solicitações apresentadas e destacou sua atenção às demandas da região, comprometendo-se a verificar o andamento dos projetos em questão", informou a entidade.

Publicidade

Veja também