Turmas de escola fazem diferentes trabalhos com diário

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 23/01/2018
Horário 17:21

A Escola Municipal João Sebastião Lisboa fez trabalhos com o jornal em diversas turmas da unidade, durante o segundo semestre de 2017. Nos primeiros anos, utilizaram o jornal para conhecer os cadernos que o compõe: Capa, Caderno 2, Cidades, Classificados, e para quê são utilizados. Leram as manchetes e notícias que fizeram parte dos conteúdos durante o ano letivo, e em especial para pesquisar o clima meteorológico, para complementar as atividades. Além disso, utilizamos em leituras de
interesse comum e do cotidiano da turma, como matérias vinculadas a nossa escola, nossa cidade e nosso país.

 

2°s ANOS

O trabalho como um todo foi produtivo, a parceria entre a Secretaria Municipal da Educação de Presidente Prudente e o jornal O Imparcial veio de encontro aos objetivos relacionados a um ensino de qualidade que valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, mas que apoia em diferentes instrumentos e estratégias amplia os horizontes das que se apropriam da língua no uso e para uso da mesma em todos os contextos sociais. No primeiro momento o Jornal foi apresentado para os alunos. Em um segundo momento, os alunos foram divididos em grupos, cada grupo recebeu um exemplar (8 grupos de 4) juntos fomos destacando, nomeando os cadernos e sessões, identificando o assunto tratados em cada um deles. E no terceiro momento, a sala teve um tempo para ler e escolher a manchete para ser desenvolvida e chegamos num acordo que seria o Projeto Semana do Trânsito (Campanha Nacional de Trânsito). No quarto momento a professora distribuiu um folheto para cada aluno, leu a manchete e a noticia, em voz alta sempre destacando a importância do trânsito.

 

3s ANOS

No segundo semestre do ano passado, as professoras do 3º ano realizaram a leitura do jornal em sala de aula, de matérias pertinentes ao interesse dos alunos, pois alguns deles ainda se encontram em processo de alfabetização. É feito primeiramente a leitura do jornal identificando os cadernos e os assuntos que fazem parte dele. Quando há um assunto que é de comoção popular a notícia é lida na íntegra para que os alunos possam se informar mais profundamente sobre ela, ressalvas quando
o assunto não é de compreensão desse nível de idade. Os alunos manuseiam o jornal, leem (os alunos que já conseguem ler com autonomia) para aqueles que ainda não o fazem. Demonstram interesse pela leitura da programação do cinema, charges e os meninos pelo esporte. Esse trabalho amplia o conhecimento das crianças e as leva a conhecer a função desse portador de textos que é a informação.

 

4°s ANOS

A seguir algumas atividades realizadas periodicamente em sala de aula: Previsão do tempo: todos os dias, iniciamos a aula fazendo a leitura da previsão do tempo do jornal e comentamos sobre as informações trazidas nessa seção. Também aproveitamos para conhecer e localizar as informações a respeito da previsão do tempo de outras cidades do estado, de capitais, horário do sol nascente e poente e ver a previsão para o fim de semana. Leitura diária de notícias: com a disponibilidade de
jornal diariamente na escola é realizada a leitura pelo professor de notícias publicadas condizentes aos alunos e suas respectivas faixas etárias. Após essa leitura, o jornal é disponibilizado aos alunos para que façam sua leitura individual. Jornal mural: quando a notícia lida pelo professor está compactuando com o conteúdo trabalhado em sala, ou trata-se de um assunto em que a escola ou algum aluno está em destaque, a recortar (sem perda de informações), colamos em cartazes e a afixamos no mural de atividades da sala no corredor, para que os alunos tenham contato e a visualizem.

 

5°s ANOS

Durante o semestre, os jornais foram introduzidos em sala de aula, para que os alunos realizassem leituras de diferentes textos no portador. As crianças foram orientadas a compreender notícia e reportagem, aprendendo a localizar os elementos formais que constituem os diferentes gêneros. A partir de matérias selecionadas pelas próprias crianças, fizemos a produção de um painel de exposições de trabalho dos alunos trabalhos. Desta forma, percebemos a importância do jornal na escola,
junto com as intervenções pedagógicas e a produção textual que vem contribuir com o cumprimento das metas curriculares do Município. O jornal O Imparcial foi um importante aliado na aprendizagem, pois mobiliza os alunos incentivando a leitura como prática desafiadora e interessante.

Publicidade

Veja também