Este ano, os turistas que chegarem a Santo Expedito terão um serviço a mais colocado à disposição de todos quando das grandes festas ou mesmo a qualquer momento. Trata-se do Centro de Informações, a fim de dar atenção a todos que estiverem na cidade. A princípio serão mais informações sobre serviços, bem como orientações a respeito da cidade e tudo que for de curiosidade ao turista enquanto estiver em Santo Expedito.
INFORMAÇÕES
A proposta de se ter um ponto de apoio aos turistas surgiu da necessidade de um centro oficial para que os turistas possam obter informações oficiais e precisas. O prefeito Nenê Betio executou uma obra já proposta pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e Coordenadoria do Turismo. Em funcionamento há algum tempo, o espaço mostra realmente a importância de um local que fique à disposição dos turistas que aqui chegam, em época de festa ou para uma visita informal.
POR QUE 19 DE ABRIL?
Como Santo Expedito professava o cristianismo, acabou sendo alvo das sanguinárias perseguições do imperador Diocleciano (243-312). E, no dia 19 de abril de 303 teria sido ele martirizado e decapitado com espada, depois de ter se negado a converter-se aos deuses pagãos. Sua morte ocorreu a exatos 1.720 anos.
MILAGRES
A fé em Santo Expedito faz com que muitos mantenham a devoção como “segurança” de vida. Esse foi o caso do aposentado Antônio Beiró da Silva, de 85 anos. Morador de Pelotas (RS), ele veio à cidade há alguns anos para agradecer pelas graças atendidas. A última delas foi a cura de um câncer na garganta.
HISTÓRIA
Na cidade tem-se como certo de que no começo da vida da comunidade, o senhor Arnóbio, vindo do norte do país, chegou ao local, chamado de quilômetro 30, e, como conseguiu o seu intento, ou seja, um lugar para morar e da mesma forma um trabalho, percebeu que o milagre aconteceu, pois a graça foi alcançada, e iniciou a construção de uma capela de pau a pique e coberta de pequenas tábuas de cedro. Ele havia pedido tudo isso para Santo Expedito.
A CAPELINHA
Era chamada de Capelinha da Vila Braga, mas os frequentadores a denominavam de Capelinha de Santo Expedito, como passou a ser conhecido o povoado, pois abrigava a imagem do santo. Mas, da mesma forma, a população retirou o nome capelinha e passou a ser conhecido como Santo Expedito. Este nome foi adotado sem que houvesse qualquer ingerência política ou de grupos. Os próprios moradores que foram se adequando a esse nome, como da mesma forma instituindo seu padroeiro como Santo Expedito.
RELEMBRANDO
"Hodie", palavra derivada do latim que significa "Hoje". Essa é a palavra que simboliza o santo, já que representa o agora. De acordo com o professor Anderson Santos, um certo dia o santo sonhou com um corvo pedindo para adiar a conversão, mas o santo disse que não, que seria agora. "Conta-se a história que ele não deixa as coisas para amanhã, mas fazendo hoje. “No pé da imagem, existe a palavra hodie, que em latim significa hoje. Além disso, o nome dele significa rápido e enviado rápido. As pessoas criaram essa ligação com a palavra e com a questão dele ser urgente, elas atribuem milagres ao santo e que esses milagres acontecem instantaneamente", explica.
MILAGRES II
Neusa S. de Souza, de Presidente Prudente, informa a coluna de que muito aguardou o fim da pandemia, para que pudesse completar a sua promessa, ou seja, de agradecer pessoalmente a Santo Expedito em sua igreja, por cinco anos, um fato que considera um milagre. Seu esposo trabalhava numa transportadora e foi acometido de uma forte gripe. O caso foi agravando e os médicos viam uma evolução rápida da doença e já prevendo o início de um câncer no pulmão. Neusa pedia a Santo Expedito para interceder junto ao Pai pela melhora do problema de saúde de seu esposo. Enquanto os médicos previam o agravamento da doença, Neusa sentia que rapidamente seu esposo reagia positivamente no enfrentamento da sua doença. Em tempo recorde, até mesmo causando espanto aos médicos, a doença deixou de ser agressiva, apresentando uma cura total. Restam ainda duas visitas de agradecimento a Santo Expedito.
FÉ EM TROVAS
Santo Expedito aguardo
Com fé e muita alegria
Dezenove de abril
Que é o seu grande dia.
(José Costa)