Diversas iniciativas estão sendo promovidas em Adamantina para impulsionar o turismo rural no município. Uma das iniciativas realizadas recentemente é o curso de promoção e comercialização de turismo rural, que encerrou novo módulo com evento gastronômico no último 15 de novembro, na Estância Santo Antônio, que fica na vicinal Plácido Rocha. A qualificação, que visa sensibilizar e capacitar os proprietários rurais para receber turistas, objetiva fomentar a atividade como uma nova fonte de renda, seja para a visitação monitorada, degustação da produção e interações que podem acontecer no ambiente rural, destacou o portal Siga Mais.
FALTA DE ILUMINAÇÃO
Após cerca de 60 dias em que profissionais do Folha Regional estiveram no trevo de acesso a Pacaembu (pela Avenida Amador Rodrigues) para retratar a falta de iluminação, o dispositivo continua na escuridão e sem nenhum serviço ou solução oferecida para o problema. Nesta semana, novamente, os usuários da rodovia e moradores das imediações entraram em contato com os profissionais daquele grupo, para cobrar providências para a situação. A reclamação continua sendo a mesma: perigo aos pedestres que precisam se deslocar passando pelo local e risco de acidentes, além de causar um péssimo aspecto aos motoristas que utilizam a rodovia.
VIDROS EM LIXO
Entre as ruas Paineira e Ipê, um coletor da Prefeitura de Osvaldo Cruz se feriu devido ao descarte incorreto de material. Vidro quebrado no meio do lixo orgânico é o caso. Quando o funcionário da Prefeitura foi pegar o material, se feriu e, assim, a Prefeitura pede que as pessoas descartem de maneira correta objetos como vidros, metais, agulhas e outros que possam ferir os coletores. A orientação é que você acondicione os objetos perigosos envolto em jornal ou outro material que proteja quem vai recolher o lixo. Jornal é ideal e escreva que ali está vidro, agulhas ou algo que possa ferir o coletor.
CALENDÁRIO CULTURAL
O vereador Antonio Carlos Ferreira, de Irapuru, também músico profissional, está estranhando a demora de uma resposta do prefeito Ademar Calegão, para atendimento de uma indicação de sua autoria que ele considera de grande valor para os movimentos culturais da cidade. Ele propõe a criação do Calendário Cultural em Irapuru, o que seria de importância para a comunidade. Ele assegura que são vários eventos realizados na cidade, mas que não têm a atenção tanto das autoridades quanto da comunidade que se sente alheia a esses eventos. Assegura ele que o Caipirapuru é aguardado por toda a região, já que se trata de um momento onde expressões artísticas, especificamente musicais, são levadas a toda população, que por mais de duas décadas, deveria constar no calendário.
CURSOS
O Sindicato Rural de Lucélia está informando a abertura de inscrições para novos cursos gratuitos para o final do mês de dezembro. Os cursos serão realizados através da parceria Sindicato Rural de Lucélia e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Faesp (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo).
PROGRAMAÇÃO
No dia 1º de dezembro acontece o Curso de Energia Solar Fotovoltaica, no período das 8h às 17h. E nos dias 2 e 3 de dezembro, será realizado o Curso de Bovinocultura de Leite - Manejo Reprodutivo de Fêmeas. O curso ocorre no período das 8h às 17h. Já nos dias 5 a 8 de dezembro, será realizado o Curso Processamento de Produtos Cárneos Cozidos, Salgados e Curados. Também o curso ocorrerá no período das 8 às 17h. Todos os cursos são ministrados por instrutores do Senar com especialização nas áreas oferecidas. Os participantes não pagam pelo curso e recebem certificado que facilita a entrada no mercado de trabalho. Os cursos têm vagas limitadas e os interessados podem obter mais informações e fazer inscrições na sede do Sindicato Rural de Lucélia localizado na Rua José Barbosa, 110, ou através do telefone (18) 3551-1493.
FILOSOFANDO EM TROVAS
Quem rouba não faz o bem,
Esta é uma explicação,
Mas na história do Calvário
Existiu um bom ladrão.
(José Costa)