Neste dia 10 de abril, são 100 dias da 3ª gestão do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Rep). Com a situação econômica apresentada no começo do mandato como o maior problema, o Plantão buscou e obteve informações de que já está tudo em ordem.
TUDO EM DIA
O secretário municipal de Finanças, Cadmo Garcia, é quem garante que os pagamentos de fornecedores estão em dia, diante do fato de que as contas atrasadas de R$ 12 milhões foram negociadas para pagamentos parcelados e as parcelas estão sendo pagas.
RÉDEAS CURTAS
A expectativa é de que no final deste ano esteja tudo em dia, mas com a condição que todos os setores da administração municipal tenham as contas em rédeas curtas. Gastos, somente os absolutamente necessários.
NOVA CONDENAÇÃO
Julgamento civil desfavorável ao prefeito Tupã no TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), com a condenação por três votos a zero, foi recebido com serenidade. É o que entendeu o Plantão em conversa com o advogado Dr. Alfredo Vasquez.
SÍNTESE DO CASO
O caso é sobre pavimentação de vias públicas e a devida infraestrutura, com denúncia de que as obras teriam favorecido terceiros no Jardim Santana. O julgamento em primeira instância teve decisão pela improcedência, mas o Ministério Público recorreu.
NA ESPERA
O Tribunal manteve o recurso suspenso, a espera do julgamento na esfera criminal e relativo aos mesmos fatos, na qual houve condenação em outubro do ano passado. Conforme o Dr. Alfredo, o julgamento criminal foi parcialmente procedente.
MESMA DECISÃO
Agora, no julgamento de terça-feira (8), a Turma do Civil decidiu acompanhar a Turma do Criminal. No criminal já foram interpostos recursos e o presidente da Câmara de Direito Criminal já retornou o processo para novo julgamento.
CABEM RECURSOS
Ainda caberão recursos ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao STF (Supremo Tribunal Federal). Até o momento em que o Plantão conversou com o advogado, o Civil não havia disponibilizado o acórdão.
BUSCA REVERTER
O Dr. Vasquez diz que assim que houver ciência sobre o acórdão, serão apresentados os recursos pertinentes e a crença é de reversão do julgado, “pela improcedência da ação, tal como entendeu o juiz de primeira instância”.
FATO E DEFESA
Afirma que o caso do fato que deu ensejo aos processos não se vislumbra qualquer ação ilícita; nada além da execução de plano de governo para a mobilidade urbana, em atendimento à reivindicação de moradores.
INTERESSE PÚBLICO
Comenta ainda que por serem obras de interesse público, “como provado em todos os depoimentos prestados nos autos, não houve favorecimento pessoal e sim da comunidade daquela região”.
O QUE DIZEM
Alguns adversários políticos divulgaram em suas redes sociais sobre a condenação na esfera civil citando que o prefeito Tupã teria incorrido em improbidade administrativa, com a possível perda de cargo.
ENCONTRO CRISTÃO
A Frente Parlamentar Cristã de Evangelização, Defesa da Vida e da Família promoveu na noite de terça-feira (8), na Câmara Municipal, o Encontro de Apresentação e Conscientização sobre a Campanha da Fraternidade 2025, em conjunto com a Diocese.
AUTORIDADES CRISTÃS
A iniciativa da vereadora presidente da Frente, Sara Lopes (União), reuniu padres, representantes de pastorais, parceiros como os da Unoeste e pessoas da comunidade. Os vereadores Izaque Silva (PL) e Demerson da Saúde (Rep) prestigiaram a colega.
TEMA E LEMA
Lançado na Quarta-feira de Cinzas em Brasília, pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a campanha tem como tema Fraternidade e Ecologia Integral e o lema Deus viu que tudo era muito bom.
PARA A EDUCAÇÃO
Durante o evento “Investimentos na Educação”, na manhã de ontem, no Palácio dos Bandeirantes, o município de Presidente Prudente foi contemplado com micro-ônibus. O prefeito Tupã disse ontem à tarde que o motorista já estava indo buscar.
PLANO PEDAGÓGICO
Conforme a secretária Karina Gomes, o micro-ônibus com acessibilidade será incorporado ao patrimônio da Seduc (Secretaria Municipal de Educação) para atender demandas do planejamento pedagógico, com visitas pedagógicas dos alunos.
PREFEITO E ESPOSA
Estiveram no evento do governador Tarcísio de Freitas (Rep) vários prefeitos e entre eles o de Presidente Bernardes, Cleberson Duarte de Souza (PP), acompanhado de sua esposa Joice.
Clayton Santos
Deputado Mauro Bragato e o prefeito Tupã na cerimônia no Palácio dos Bandeirantes
Clayton Santos
Prefeito de Bernardes, Cleberson, e a 1ª-dama Joice, no Palácio dos Bandeirantes
Maycon Morano
Vereadora Sara Lopes: presidente da Frente Parlamentar Cristã que teve seu primeiro evento
Maycon Morano
Vereadores Izaque e Demerson, presentes no encontro cristão, na Câmara Municipal
Maycon Morano
Parte do público na galeria da Câmara durante o evento da Frente Parlamentar Cristã