Tubulação rompida deixa 70% de PP sem água

Diversos bairros do município e também de Álvares Machado ficaram desabastecidos desde a manhã da quinta-feira

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 03/02/2017
Horário 07:47


O rompimento de uma adutora da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), na madrugada de quinta-feira, deixou 70% da cidade sem água, além de afetar também Álvares Machado. A tubulação conduz águas do Rio do Peixe para a estação de tratamento da empresa, sendo depois redistribuída para reservatórios que armazenam 28 milhões de litros.

Jornal O Imparcial Sabesp esperava terminar reparos às 23h de ontem; serviço deve ser normalizado ainda hoje

A reportagem apurou que diversos bairros em vários pontos da cidade foram prejudicados com a falta de água, como as vilas Real, Iti, Dubus, Verinha, os jardins Bongiovani, Paraíso, Tropical, Maracanã, Residencial São Paulo, além dos conjuntos habitacionais Ana Jacinta, Mário Amato, Humberto Salvador e outros. Em Álvares Machado, os bairros atingidos foram o Pinheiro e o Panorama, além dos condomínios Gramado e Valência.

 

Conclusão dos trabalhos

O superintendente da Sabesp em Prudente, Antero Moreira França Junior, previa que os trabalhos de reparo na adutora seriam concluídos até às 23h de ontem. "Mas isso não significa água na torneira", já adiantava. É que não dá para simplesmente redistribuir a água normalmente após a recuperação da tubulação, que estando "seca" pode romper com a pressão. O trabalho é feito pouco a pouco até que a situação seja normalizada. A expectativa era de que o abastecimento voltasse ao normal ao longo desta sexta-feira.

Apesar do termo "rompimento", o que ocorreu foi um desencaixe da tubulação – que tem mais de 40 km de extensão – em um ponto próximo ao distrito de Montalvão. O motivo, conforme o superintendente, foi o volume de chuvas de janeiro, cujas enxurradas arrastaram galhos, terra e outros resíduos pela tubulação, que foram empurrando a adutora até que se deslocasse. Conforme o Instituto Climatempo, janeiro é o mês com maior precipitação pluviométrica dos últimos 30 anos – o único com média superior a 200 milímetros.

Às 5h já foi possível verificar a situação na central da empresa, que monitora a pressão da rede de água e consegue verificar em tempo real vazamentos e rupturas. Uma equipe foi encaminhada para encontrar o ponto exato de rompimento, in loco, e chegou ao local por volta das 8h. Foi então que o trabalho de logística foi iniciado para o encaminhamento do maquinário e dos profissionais da empresa ao local.

 

Sistema produtor

O Sistema Produtor de Água do Rio do Peixe é responsável por 70% da água distribuída em Presidente Prudente há 18 anos. Sua necessidade se deu após um longo período de seca em 1994. A Sabesp previa que os recursos hídricos não seriam suficientes para atender a demanda nos anos 2000 e investiu R$ 36,5 milhões na construção da adutora. Essa foi a segunda vez que uma ruptura no sistema afetou de forma grave o abastecimento do município.

 

SERVIÇO

Por conta do desabastecimento de água, a Sabesp orientou moradores a usarem sem desperdícios a água armazenada nas caixas  d’água.  Casos de emergência devem ser informados à Central de Atendimento Telefônico pelos números 195 ou 0800 055 0195, que atende 24 horas. A ligação é gratuita.

 

 
Publicidade

Veja também