O TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região) atingiu a marca histórica de 1 milhão de processos eletrônicos ajuizados. Além de Presidente Prudente, a 15ª região inclui outras unidades de primeiro grau: Araçatuba, Bauru, Campinas, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Sorocaba.
"O PJe é uma ferramenta extraordinária, que veio a favor dos jurisdicionados, advogados, trabalhadores, empregadores, magistrados e servidores. Estamos trabalhando para que o PJe continue funcionando de forma adequada e em constante aperfeiçoamento", expõe o presidente do Tribunal, desembargador Lorival Ferreira dos Santos.
Unidade de 1ª grau de Prudente integra TRT-15 com outras 7
Além de ter o PJe instalado em todas as classes processuais, a região caminha para tornar todas as Varas do Trabalho exclusivamente eletrônicas. O TRT-15 conta com sua Comissão de Informática e com o Comitê Gestor Regional do Pje-JT, sob coordenação do desembargador Luiz Antonio Lazarim. "Atingir um milhão de processos no sistema é motivo para se comemorar. Primeiro pelo ineditismo: somos o primeiro Tribunal a atingir essa meta, e segundo, porque não foi registrado nenhum percalço significativo desde a implantação do PJe em nosso Tribunal", afirma o desembargador.
De acordo com o magistrado, o TRT-15 já esperava atingir a meta de um milhão de processos no sistema eletrônico até o fim de 2016, porém, considerando-se o intenso movimento processual da 15ª Região, aliado a um aumento natural no número de processos neste ano, por causa da crise econômica, e, ainda, pela migração de antigos processos físicos em fase de execução para o PJe desde o fim do ano passado, em cerca de 40 Varas do Trabalho, "a meta de um milhão foi atingida mais cedo".
15ª Região
O TRT da 15ª Região possui 153 Varas do Trabalho e dez postos avançados, além de duas Varas itinerantes. Na 2ª instância são seis Turmas (divididas em 11 Câmaras), Seção Especializada em Dissídios Coletivos, três Seções Especializadas em Dissídios Individuais e o Órgão Especial. A jurisdição da regional atinge 599 municípios paulistas, perfazendo 95% do território do Estado, onde reside uma população superior a 21 milhões de pessoas, uma das maiores entre as 24 regiões em que está dividida a Justiça do Trabalho do país. O TRT-15 é o segundo maior tribunal do país em estrutura e movimentação processual.