O que levou o vereador Tiago Oliveira (PP) a trocar o Legislativo pelo Executivo após ser reeleito com expressiva votação, 76% maior que a de sua eleição? Qual foi a motivação de propor aumento salarial de prefeito, vice e secretário?
Foto: Cedida
Tiago em reunião informal na Câmara Municipal
OLHO DO FURACÃO
São perguntas que intrigam o espírito jornalístico e deve despertar no leitor interesse não somente pelas respostas, mas no perfil dessa figura pública que acaba de viver a glória da reeleição e, em seguida, ter estado no olho do furacão.
ESPAÇOS URBANOS
O Plantão faz a opção por seguir a cronologia do homem público que nasceu na Vila Operária e viveu da infância à juventude nos jardins Estoril, Iguaçu e Aviação. Agora, mora do Residencial Jatobá e seus pais Célia e Cleuza na Vila Maristela.
ESPÍRITO LIVRE
O primogênito de três filhos, irmão de Vinícius e Nathália, tem nas lembranças a casa de madeira de três cômodos, a liberdade de correr no pasto entre cavalos na divisa do Iguaçu com o Parque São Lucas e o futebol na rua de terra.
BANCOS ESCOLARES
Fez o ensino básico (fundamental e médio) em escolas públicas: Castilho Cabral, no Jardim Regina; Hugo Miele, na Vila Esperança; e Arruda Mello, no centro. É formado em Educação Física pela Unoeste e Pedagogia pela Unicesumar.
NINHO FAMILIAR
Em 2019, casou-se com Daniela, que é formada em Pedagogia e Artes Cênicas, e trabalha com o pai na locadora de carros Alugue Brasil. Tiago e Daniela são pais de dois filhos: Lucca de 4 anos e Maitê de 2 anos.
Foto: Cedida
Tiago com a esposa Daniela e os filhos Maitê e Lucca
JOGO DA VIDA
Começou a trabalhar cedo. Foi auxiliar do Movimento Mariana Braga, deu aulas de futebol na Prudentina e teve loja de roupas com a sua mãe, antes de atuar no setor público e ser professor de escola particular.
DOIS PREFEITOS
Na Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente) foi coordenador de Esportes no governo Tupã e depois coordenador da Juventude no governo Bugalho. Desde 2020 leciona no Colégio Cristo Rei: educação física, filosofia e religião.
DESPERTAR POLÍTICO
O interesse político nasceu da criança que assistia horário eleitoral e desde os 18 anos de idade, em 2010. Disputou quatro eleições para vereador e ganhou duas, respectivamente com 1.534 e 2.708 votos, sendo o 3º mais votado neste ano de 2024.
CUIDAR DE PESSOAS
O lidar com gente vem de sua vida cristã e entende a política como vocação para cuidar de pessoas. Pensamento que conta ter contribuído para aceitar o desafio proposto pelo prefeito eleito Milton Carlos de Mello, “Tupã” (Republicanos).
Foto: Cedida
Prefeito eleito Tupã e o futuro secretário Tiago
MAIOR DESAFIO
Tiago conta que ao receber o convite para comandar a Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente) consultou muita gente e decidiu aceitar o que entende como maior o desafio da gestão Tupã.
EM COTINUIDADE
Nesse sentido, comenta ser “viciado” em desafios e que esse é o maior de sua vida pública até agora, no qual poderá por em prática o que vinha trabalhando na Câmara pela desburocratização e liberdade econômica.
PORTAS ABERTAS
Fala em busca por investimentos e inovação, abrindo as portas da cidade para os quatro cantos do Brasil, atuando como embaixador de Presidente Prudente para poder ressignificar a Sedepp.
VOTO MULTIPLICADO
Tiago comenta que não renunciou ao cargo de vereador, mas que se licenciou. O que significa que poderá voltar a hora que quiser. Diz que quem lhe confiou o voto não perdeu; multiplicou o voto e entende que isso é raro.
PAR
Sobre o projeto de aumento de salários, para o que prefere usar a palavra subsídios, conta que a decisão foi tomada em ato da mesa diretora pelo fato de não haver reajuste há 8 anos para os gestores políticos.
AMPLA REJEIÇÃO
Colocada em pauta, a proposta de reajuste recebeu ampla rejeição da população, com argumentos relevantes. O que levou à decisão de retirada do projeto pelos membros da mesa diretora, junto com os das comissões permanentes.
DECISÃO TOMADA
Tiago entende que agiu com a coragem que sempre teve, que não fugiu de sua responsabilidade e prefere perder o sono por ter agido do que sido omisso; por não ser vereador e presidente de ficar debaixo da mesa vendo o tempo passar.
PARA FACILITAR
O desafio de ser secretário, em uma pasta de poucos recursos, o faz levar ao pé da letra o pedido do prefeito eleito Tupã sobre empenho e criatividade no trabalho. Nesse sentido, entende a Sedepp como facilitadora de empreendedores.
RICA E PRÓSPERO
Pensa que quem deixa a cidade rica e o povo próspero é a iniciativa privada, de tal forma que cabe a criação de facilidades para atrair mais investimentos para a cidade. Como tal, cita o porto seco no aeroporto e atuação junto aos distritos industriais.
FEIRAS E FÓRUNS
Espera fazer da Fundação Inova Prudente, que está sob o guarda-chuva da Sedepp, referência em inovação e tecnologia. Também esperar atrair feiras e fóruns dos mais diversos segmentos econômicos, atraindo o olhar do Brasil para Prudente.
UNINDO FORÇAS
Tiago diz que pretende trabalhar em conjunto com o Grupo Lidera, UEPP (União das Entidades), regionais do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e Acipp (Associação Comercial e Empresarial).
Foto: Cedida
Cerimônia do projeto Bairro Paulista, no Palácio do Bandeirantes. O prefeito Ed Thomas (MDB) esteve entre os convidados da cerimônia com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Na foto: o prefeito de Parapuã, Gilmar Martins; Ed Thomas; o deputado estadual Sebastião Santos; e o prefeito de Quintana, Fernando Nunes
Foto: Rogério Mative
Na condição de estudante de Medicina, o jornalista Estevão Salomão recebeu da Câmara de Álvares Machado a medalha de mérito “Vereador Kiochi Tatizawa”. A homenagem de autoria do vereador João Sanchez (PP) levou em consideração a atuação do futuro médico promovendo ações de prevenção à saúde junto à população