Triste realidade

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 29/10/2024
Horário 04:12

Com a morte da vereadora Miriam Brandão (1968-2024), a representação feminina na Câmara Municipal de Prudente na próxima legislatura, que será a 19ª, irá voltar ao patamar de 20 anos, quando tinha apenas a vereadora Alba Lucena; na 14ª. 

ESTRELA SOLITÁRIA
O período é contado desde que quando a Câmara passou a ter 13 vereadores, que compreende da 14ª legislatura em diante. O ponto de partida culmina com o de chegada que será a 19ª e terá apenas Sara Lopes (União). Representatividade de 7,6%.

QUEDA DE 8%
Após a morte de Miriam, a Câmara perde a representatividade de 23%; que cai para 15,3% com duas vereadoras: Joana D´Arc (União) e Nathália Gonzaga (PSDB). Igual nas legislaturas 16ª e 17ª com Alba Lucena e Elza do Gás.

PONTO ALTO
Na 15ª, a representatividade foi igual a que era mantida até a última semana: 23% com três vereadoras: Alba Lucena, Bernardete Querubim e Katia Guímaro. Detalhe: Alba foi presidente da mesa diretora. Única nessa função em toda a história do Legislativo local.

PLENO EXERCÍCIO
Em menos de 10 anos morreram quatro vereadores em pleno exercício do cargo em Prudente. Curiosamente, os dois primeiros morreram aos 49 anos e os dois mais recentes também com a mesma idade: 56 anos.

AMBOS COM 49
O vereador José Carlos Roberto, mais conhecido como Café, morreu em 2015 aos 49 anos, vitimado por um câncer. Ivan Junior morreu em 2018, também aos 49 anos, quando perdeu a luta contra um câncer.

AMBOS COM 56
Natanael Gonzaga morreu em 2020 aos 56 anos, depois de ter sofrido três paradas cardíacas. Miriam Brandão morreu agora em 2024 também aos 56 anos, acometida por infarto fulminante.

NOMES DE RUAS
Na 1ª legislatura morreram dois vereadores no exercício do cargo: Nestor Seabra e José Foz, que são nomes de ruas. Em 9 de agosto de 1951, Coriolano Dias de Assumpção foi eleito 13º presidente da Câmara, no lugar de José Foz; conforme dados da Câmara.

RELAÇÕES ESTREITAS
Prefeitos eleitos e reeleitos estreitam relações com o deputado estadual Mauro Brago (PSDB), visitando seu escritório em Prudente, onde atende sexta, sábado e segunda. Em apenas um final de semana recebeu 12 eleitos e reeleitos.

BUSCA DE RECURSOS
Aproximação que decorre de pelo menos dois motivos, mas que acabam fundindo em um só: confiança no decano da Assembleia Legislativa e a busca de recursos, quer seja através de emendas parlamentares ou junto ao governo do Estado. 

FALTA PALAVRA
A última campanha eleitoral deixou sequelas emocionais para candidatos que não receberam o apoio que esperavam de dirigentes partidários, sendo que em alguns casos nem o que foi prometido; desde as trocas de legendas, com novas filiações.

BEM EMBARAÇOSO
O Plantão soube que concorrente ao cargo de vereador teve carro locado pela campanha e cuja locação não foi paga. O carro foi bloqueado, quem estava com ele passou vergonha e só não ficou a pé por ter alguém que socorreu.

Publicidade

Veja também