Trinta alunos da região embarcam para intercâmbio na Nova Zelândia na próxima semana

Estudantes ficarão três meses no país por meio do Programa Prontos pro Mundo, financiado pelo governo estadual; no dia 30, jovem de Euclides da Cunha parte para Canadá

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 24/01/2025
Horário 17:46
Foto: Divulgação
Passaporte, visto, hospedagem e passagens aéreas são cobertos pela Secretaria de Educação
Passaporte, visto, hospedagem e passagens aéreas são cobertos pela Secretaria de Educação

Na próxima semana, 30 estudantes da região de Presidente Prudente embarcam para intercâmbio na Nova Zelândia por meio do Programa Prontos pro Mundo. O primeiro grupo com 13 jovens sai de São Paulo com destino à Oceania na terça-feira. Na quarta-feira, outros sete alunos viajam e, na quinta-feira, mais 10 completam a lista de selecionados das diretorias locais.

Todos os voos partem de Guarulhos às 15h55 com destino a Auckland, na Nova Zelândia. 

No dia 30 de janeiro, começa o embarque para mais um destino: o Canadá. Da região, um aluno de Euclides da Cunha Paulista está na lista. 

O Prontos pro Mundo é uma iniciativa inédita do governo do Estado de São Paulo, promovida pela Seduc-SP (Secretaria da Educação de São Paulo). Até o segundo semestre de 2025, o programa enviará 1 mil estudantes para países de língua inglesa, como Reino Unido, Nova Zelândia, Canadá e Austrália. Durante o intercâmbio, com duração de três meses, os alunos ficarão hospedados em casas de família, com objetivo de vivenciar e ampliar conhecimentos sobre a cultura local.

Em breve, a Educação divulgará a lista dos 500 selecionados para o intercâmbio do segundo semestre. Cada estudante permanecerá por três meses no país de língua inglesa.

Vida no Reino Unido

Nos dias 9 e 13 de janeiro, a Secretaria da Educação embarcou os estudantes selecionados para o intercâmbio no Reino Unido. Os alunos já estão na casa das famílias anfitriãs e frequentando o high school (semelhante ao ensino médio).

Iniciativa gratuita

O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados e passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também uma bolsa-auxílio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior.

O investimento do Estado no programa é de R$ 85 milhões e a expectativa é a viagem, até o final de 2026, de 2 mil alunos para o exterior.

Para as viagens de 2026, as etapas de seleção já foram iniciadas com a aplicação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), para estudantes do 9º ano do ensino fundamental, no fim de novembro. Os melhores alunos do 9º ano no Saresp serão classificados para um curso de inglês online preparatório para a prova de habilitação do intercâmbio, outra etapa do programa.

Publicidade

Veja também