Após mais de quatro anos parada por problemas técnicos e burocráticos, a Unidade de Triagem da Coleta Seletiva de Santo Anastácio voltou a funcionar. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente obteve a Licença de Operação, emitida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que é a agência responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de sujeira.
A unidade está instalada no novo Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Santo Anastácio (antigo lixão), que fica na Rodovia Antônio Demétrio Zacarias, km 2. Os serviços estão a todo vapor. São 22 coletores associados à Acasa (Associação de Coletores de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Santo Anastácio).
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Santo Anastácio, Cléber Bonilha, destaca a importância de fazer as adequações necessárias para obter a licença. “A administração adequou todos os processos e exigências, de acordo com a legislação, e obtivemos, em um curto espaço de tempo, a instalação dos equipamentos necessários e a liberação da unidade em funcionamento”, explica o secretário.
Ainda de acordo com ele, a unidade é um local moderno, enxuto e de fácil operação. “O investimento desta obra passou de R$ 1 milhão. A verba, além de recursos do município, teve participação de 20% de um acordo de indenização de multas do Ministério Público Estadual e da Cesp [Companhia Energética de São Paulo]”.
Foto: Cedida
Unidade de Triagem da Coleta Seletiva em Santo Anastácio fica na Rodovia Antônio Demétrio Zacarias