Equivalente à Quarta Divisão do futebol estadual, o Campeonato Paulista da Segunda Divisão terá início em exatamente duas semanas, no dia 5 de abril, com a presença de Grêmio Prudente, Presidente Prudente Futebol Clube (PPFC) e Osvaldo Cruz. Inevitavelmente, a aproximação do pontapé inicial da competição faz exaltar os ânimos e aflorar a ansiedade tanto de jogadores como de comissões técnicas. Sendo assim, para tentar conter tal cenário, os treinadores das equipes prometem muito trabalho durante os próximos 14 dias que antecedem a abertura.
Os jogadores estão se dedicando muito, então, acredito que as coisas vão acontecer naturalmente e esperamos começar bem no campeonato", revela o técnico.
Primeiro time da região a estrear na Segundona, em partida marcada para 5 de abril, ante o Assisense, no Estádio Paulo Constantino (Prudentão), o Grêmio Prudente foi o primeiro também a iniciar a pré-temporada, a cerca de um mês e meio. Neste período, Rogério Ferreira Pinto, China, promoveu uma maratona de treinamentos, que priorizaram o condicionamento físico, assim como o aprimoramento das condições técnicas e táticas dos atletas.
Agora, restando 14 dias para a estreia do clube no estadual, China conta que a prioridade pelos lados do Centro de Formação de Atletas (CFA) Flávio Araújo, no Jardim Everest, será no ajuste dos últimos detalhes. "Os trabalhos foram satisfatórios, principalmente no sentido da formação do elenco. Os treinos técnicos e táticos foram iniciados mais recentemente, mas o elenco vem respondendo bem, então, agora é para trabalhar os detalhes, as jogadas de bola parada e as formações que a gente espera utilizar durante o torneio", afirma o técnico.
Os "detalhes", do qual China se refere, é a cara que ele pretende dar ao elenco que buscará o tão sonhado acesso à Série A-3. Segundo o treinador, a equipe terá que ter "humildade sem a bola, no sentido de apertar a marcação ao adversário, e personalidade com a bola, para sair jogando a decidir as partidas", analisa o treinador gremista.
Jogos amistosos
Além dos ajustes, China pretende promover pelo menos mais um amistoso antes da abertura da Segundona. Porém, de acordo com ele, a diretoria gremista tem encontrado problemas para agendar novos confrontos, principalmente por motivos de logística. "É complicado sair da cidade para jogar longe. Já teremos que fazer isso ao longo do campeonato, então, nossa intenção é agendar algum amistoso dentro de casa, mas não está sendo fácil", pontua.
Enquanto isso, o treinador fará um treinamento coletivo com o elenco hoje pela manhã, a partir das 9h, no Estádio Municipal Caetano Peretti, em Prudente. Amanhã, os jogadores terão folga e retornam aos trabalhos na segunda-feira pela manhã, no CFA.
Tomando forma
Compartilhando da mesma opinião de China, quanto ao período de acertos finais, o técnico do Osvaldo Cruz, Juliano Gerlin, ressalta a importância de conter a ansiedade do elenco nesta etapa da preparação. "Primeiramente estou buscando passar confiança e comprometimento ao elenco. Estamos trabalhando muito o psicológico dos atletas para evitar que a ansiedade atrapalhe na preparação física e técnica. Os jogadores estão se dedicando muito, então, acredito que as coisas vão acontecer naturalmente e esperamos começar bem no campeonato", revela o técnico.
Por sua vez, Jaison Zermiani, Tanaka, afirma que detectou uma evolução no grupo do Tricolor da Vila Industrial desde o início dos treinamentos. Segundo ele, tal evolução deve ser ainda mais aprimorada até a estreia na Segundona, principalmente através das disputas de partidas amistosas.
"A equipe vem evoluindo, é um grupo jovem, mas bem aguerrido, que está demonstrando muita dedicação e empenho. O time já está tomando forma, agora nossa expectativa é agendar alguns amistosos antes da estreia para confirmar essa evolução", relata. O primeiro jogo-treino da equipe seria na manhã de hoje, contra o Cincão (disputa a Divisão de Acesso do futebol do Paraná), em Londrina (PR), porém, devido às chuvas, Tanaka revelou na noite de ontem que o duelo foi cancelado.