Trânsito: juntos pela vida

OPINIÃO - Rodrigo Garcia

Data 09/02/2020
Horário 06:25

Em 2019, foram 5,4 mil vidas perdidas nas ruas e estradas de nosso Estado e 29% das vítimas tinham menos de 29 anos. Dados do Infosiga SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) nos mostram que 94% dos acidentes fatais são causados por falha humana.

A sociedade brasileira tem um imenso desafio: evitar acidentes e fatalidades. São Paulo tem os menores índices da história recente, mas o caminho é longo e passa por educação, fiscalização, parcerias e inovação.

Os números de 2019 mostram o menor índice de vítimas fatais no trânsito desde 2015, início da série histórica do Infosiga SP. A diferença ultrapassa mil mortes, fato considerável em um estado que concentra um terço da frota e dos condutores habilitados do país. Na proporção de óbitos por 100 mil habitantes, São Paulo tem o terceiro menor índice do Brasil.

A complexidade do tema requer ações estratégicas. O programa Respeito à Vida, lançado pelo Governador João Doria, promove iniciativas para prevenção de acidentes. A maior parte das mortes ocorre em ruas e avenidas das nossas cidades.

O governo do Estado destina R$ 200 milhões aos 304 municípios que integram o Sistema Nacional de Trânsito. A verba vem das multas aplicadas pelo Detran SP (Departamento Estadual de Trânsito) e está disponível para obras de recuperação de pavimento, construção de ciclovias e melhorias de sinalização, além de ações de fiscalização e educação para o trânsito.

Em 2019, implantamos a identificação de locais dos acidentes e características de ocorrências fatais e não fatais. São mais de 143 mil ocorrências catalogadas em um ano. São Paulo é o primeiro Estado a fornecer essas estatísticas com atualização mensal.

Elas já estão em uso pelos nossos órgãos. O DER (Departamento de Estradas e Rodagem) mapeou pontos com alta concentração de acidentes para a realização de intervenções. Na concessão de rodovias, como a de Piracicaba-Panorama, os pontos críticos dos 1.273 km foram inclusos nas obras para tornar mais seguras as 12 rodovias que passam por 62 municípios.

A parceria com a iniciativa privada também é importante para a construção de um trânsito mais amigo. Investir na educação e na promoção da cidadania junto com organizações sociais será o próximo passo do Respeito à Vida. Gerar soluções e articular a sociedade na luta por uma causa que vale vidas.

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