Junho é um mês muito querido para os amantes de comidas típicas juninas. E, depois de dois anos sem as tradicionais festas, é chegado o momento de voltar – com todos os protocolos necessários e que você se sinta confortável – a prestigiar essas delícias que fazem parte de nossa rotina.
Dois eventos tradicionais da região já dão o ar da graça. A Prefeitura de Pirapozinho divulgou a programação do Festival Junino, que teve início ontem e vai até sábado. Todas as atividades serão realizadas na Praça Manoel Marques Silva, que recebeu decoração especial, e contará com praça de alimentação e parque de diversão. As festividades contam com a participação de seis Organizações da Sociedade Civil: Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Asilo Vicentino Nossa Senhora da Penha, Minha Casa, Projeto do Bem, Associação S.O.S. Animais de Pirapozinho, Casa da Criança e do Adolescente.
Já em Prudente, com apoio da Prefeitura, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), ocorre neste fim de semana, o 1º Festival de Cultura Caipira, no Centro Cultural Matarazzo, que contará com várias atrações musicais, oficinas, feira de artesanato e comidas típicas. O evento, que tem início hoje, quando se comemora o Dia de São João, e segue até domingo, é uma promoção do Clube Amigos da Viola, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio do edital 29/2021 do ProAc (Programa de Ação Cultural) da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa.
Certamente, na sua cidade e bairro, festas também são realizadas neste mês em que Santo Antonio, São João e São Pedro são lembrados. As festas juninas são eventos culturais de grande importância para o Brasil e estão ligadas diretamente ao catolicismo popular e a outros aspectos religiosos, que são mostrados através das suas festas mais típicas.Contam ainda a história de um povo e a festa junina é um exemplo disso. O Brasil é um país cuja história sofreu influências de povos tão distintos, que o resultado foi uma festa que combina elementos dessas diferentes origens.
Então, chegou o momento de saborear as festas juninas e lembrarmos que as tradições precisam ser mantidas. Além disso, festejar a vida e a saúde, com responsabilidade e amor a si e ao próximo.