Trabalho Infantil é enfatizado em encenação
Mais de 100 crianças e adolescentes puderam assistir na tarde de ontem à peça “Hoje tem Espetáculo", em Presidente Prudente
Mais de 100 crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria da Assistência Social (Criança Cidadã e Aquarela), escolas e entidades próximas, bem como frequentadores das atividades desenvolvidas na Praça CEU, do Parque Alvorada, puderam assistir na tarde de ontem, à encenação "Hoje tem Espetáculo", do Grupo Teatral Rosa dos Ventos.
O evento é uma realização da Secretaria da Assistência Social através da comissão Aepeti (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e tem por finalidade informar e sensibilizar crianças, adolescentes, famílias e comunidade em geral para a questão do trabalho infantil, contribuir para a construção de uma nova forma de encarar o desenvolvimento infanto-juvenil, percebendo a exploração do trabalho infantil como algo prejudicial mesmo que não pareça.
Finalidade é sensibilizar para a questão do trabalho infantil
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Maria Helena Veiga Silvestre, a apresentação do espetáculo circense envolve o público-alvo de uma forma lúdica e prazerosa a pensar sobre o assunto.
"A discussão deste tema é relevante para dar visibilidade às atividades desempenhadas nos mais diversos setores de vários países que ocupam crianças e adolescentes em suas linhas de produção. Principalmente na agricultura e na informalidade, em empreendimentos familiares, em locais onde a fiscalização tem dificuldade de acesso para identificar", finalizou.
O Peti
O Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) integra as ações de Proteção Social Especial ofertadas pelo MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) por meio da SNAS (Secretaria Nacional de Assistência Social). Criado em 1996, tem por objetivo contribuir para a erradicação de todas as formas de trabalho infantil no país e como foco inicial atividades classificadas como perigosas, insalubres, penosas ou degradantes, regulamentadas em 2001 pela Secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e do Emprego.