A Tra Noi de Presidente Prudente completa 14 anos de existência na cidade. Segundo a entidade, trata-se da única instituição no Estado de São Paulo e a segunda no Brasil, fora da Itália, onde o movimento Tra Noi se originou.
Para comemorar, será celebrada missa de ação de graças nesta quinta-feira, dia 12, às 8h, na capela São Luís Orione, na entidade. Todos são convidados.
“Precisamos fazer um trabalho concreto e não ficar só em reunião”. Essa era a frase que Maria Aparecida Mazuqueli, a Cidinha, ouvia em todas as reuniões do Instituto Secular Maria de Nazaré. As integrantes queriam fazer algo relevante no âmbito social, mas ainda não sabiam o quê. Foi então que, inspiradas na Casa Tra Noi de Araguaína (TO), nasceu a ideia de desenvolver a Casa Tra Noi de Presidente Prudente, que hoje se dedica a acolher pessoas como o Júlio Akio Komatsu, 52 anos, natural de Junqueirópolis, mas que mora em Brasília (DF) e, atualmente, é acolhido pela entidade para realizar tratamento oncológico.
Júlio faz radioterapia no pulmão no HE (Hospital de Esperança) e, a cada 15 dias, vem para Prudente e se hospeda na Casa Tra Noi para acompanhamento. Conciliar a rotina com o tratamento não é fácil, mas “o que ajuda é a casa de apoio”. “Aqui é muito bom, é igual estar em casa. É uma família. A gente assiste televisão, ajuda o pessoal a escolher feijão, fazer uma faxina, a gente faz de tudo”, relata. Quanto à experiência marcante vivida em sua estadia, Júlio diz sem hesitar: “amizade em primeiro lugar, o espírito de ajudar o outro”.
O significado de Tra Noi é “entre nós” e expressa o propósito acolhedor da instituição. Desde 2009, a Casa Tra Noi está em Prudente e acolhe e dá suporte a pacientes e acompanhantes que se alojam na casa para realizarem tratamento médico na cidade. “Com o objetivo de oferecer um atendimento ético e humanizado, a Casa Tra Noi se apoia na fé católica e na espiritualidade de São Luís Orione”, pontua.
Serviço
A capela São Luís Orione fica na Casa Tra Noi, localizada na Rua Antenor Gonçalves, 261, na Vila Euclides.