Além da concentração e disciplina exigidas pelo Caratê, o clima de amizade e festa com a presença de familiares e amigos tomaram conta do Ginásio Municipal de Esportes de Álvares Machado, durante a manhã e tarde de ontem, na realização do Torneio Estadual de Caratê Wado-Ryu, competição amistosa organizada pela associação regional da categoria, juntamente com a Divisão Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer da cidade.
"Me concentrei e consegui", diz o pequeno Gabriel Augusto, de 8 anos
Cerca de 150 atletas de toda a região, além de uma associação de Cajamar (SP) e mais duas da capital do Estado estiveram presentes no ginásio. As competições foram organizadas em 30 categorias, nas modalidades lutas e demonstração e, também, de acordo com idade dos caratecas, uma vez que as inscrições foram feitas para interessados acima de 4 anos, sem limite máximo de idade. Os três primeiros de cada categoria foram premiados com medalhas. Todos os competidores até 12 anos receberam também medalha de participação no torneio.
Além de resgatar a tradição levantada pelo torneio que, em 2008, completou 20 edições, mas que foi interrompido por questões relacionadas à organização do evento, o professor e diretor da associação regional do estilo Wado-Ryu, Paulo Villalva, ressaltou o momento de novas experiências e interação proporcionados aos jovens. "Tecnicamente, é bom para adquirirem experiência, ritmo para as futuras competições. Mas, o objetivo principal, sem dúvida, foi concretizar essa interação e amizade entre os caratecas", explicou Villalva.
Medalhistas em uma das categorias infantis, Gabriel Augusto, de 8 anos, primeiro colocado, e Luíz Pedro dos Santos, 7 anos, terceiro colocado, falaram das dificuldades. "Fiquei nervoso, com um pouco de vergonha, mas me concentrei e consegui", disse o pequeno Gabriel, medalha de ouro. Luíz falou também sobre o segredo da superação. "Me lembrei de algumas coisas que aprendi nos treinos e consegui", disse o bom aluno, apontando para a medalha.
Estiveram presentes o presidente sul-americano do estilo Wado-Ryu, Koji Takamatsu, e o técnico da seleção paulista de Wado-Ryu, Sérgio Takamatsu, filho de Koji.
Após o evento, os treinadores e alunos visitantes receberam um jantar oferecido pela associação local de Wado-Ryu, visando reforçar a interação objetivada pelo torneio.