Torneio de judô recebe 550 atletas na cidade

Praticantes de três Estados, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul estiveram presentes no Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi em busca de um dos prêmios

Esportes - IZABELLY FERNANDES

Data 25/11/2018
Horário 04:15
Marcio Oliveira: Atletas de 30 associações de diversas cidades participaram do torneio
Marcio Oliveira: Atletas de 30 associações de diversas cidades participaram do torneio

Em um clima de interação, competidores de três Estados estiveram presentes no 13° Torneio Internacional de Judô Nelson Morimoto, ontem no Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi, em Presidente Prudente. Foram cerca de 550 atletas de 30 associações vindas de diversas cidades de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. A competição é uma parceria entre a Associação de Judô Nelson Morimoto e a 13ª Delegacia Regional da Alta Sorocabana da FPJ (Federação Paulista de Judô).

Além das disputas, o evento contou com uma apresentação cultural de Taikô, promovendo a união entre a música e esporte. Até o fechamento desta edição, a competição ainda estava em andamento, por isso os resultados não puderam ser apresentados.

Considerado um dos dez maiores eventos de judô do país, o torneio se consolidou com reconhecimento da CBJ (Confederação Brasileira de Judô). O idealizador, Nelson Morimoto, foi se adequando de acordo com a aprovação da estrutura e do andamento da competição. “Prudente por ser considerado um polo, tem contato com várias regiões, por isso muitas pessoas tem o interesse de vir para cá competir”. Conforme ele, a cada edição procuram melhorar a estrutura para atender o grande fluxo de visitantes. “Nosso objetivo é fazer uma grande festa com o torneio, promovendo a integração entre atletas e professores de todo o país”, afirma.

Com isso, além de promover o encontro entre os atletas, Nelson fala que o campeonato movimenta a economia do município com os competidores de outras cidades. “Toda a rede hoteleira, supermercados e restaurantes é fomentada através deste turismo, pois muitos atletas, após a competição passeiam e divertem pela cidade”, declara. No entanto, ele sente falta de mais apoio para fomentar o evento, para uma maior divulgação da cidade perante aos demais torneios.

Foto: Marcio Oliveira - Apresentação de Taikô abrilhantou abertura do evento esportivo

Participantes

Para o treinador da equipe de Pompéia, Francis Minoro Endo Ura, os alunos ficam ansiosos com estes campeonatos, pois veem como uma oportunidade de colocarem em prática todo o treinamento que fizeram ao longo do ano. “Pincipalmente para os mais novos, esses eventos servem como uma lição para aplicar o ‘ganhar e perder’, pois quando ganha é sempre bom, mas quando perde podemos identificar o que ainda podemos melhorar”, frisa. Com isso, Francis afirma que esses eventos proporcionam um desenvolvimento pessoal dos alunos.

Jean Carlos de Carvalho, 25 anos, conta que desde os 8 anos pratica o judô. “Comecei junto com meu irmão, nossa mãe queria nos colocar em algum esporte para passar o tempo e com isso eu acabei me apaixonando por essa modalidade.” Ele fala que além do treinamento físico, o judô contribui para a formação do caráter pessoal, pois possui uma filosofia de formação.

“Representando a universidade em que estudo, fui campeão da Pré-Intermed 2015, 3° lugar no ano seguinte e neste fui campeão da fase regional. Meu objetivo é alcançar a faixa preta. Essa é a primeira vez que tenho a chance de competir em Prudente”, conta. 

Foto: Marcio Oliveira - Para Francis torneio é oportunidade de os alunos colocarem treinamento em prática

Foto: Marcio Oliveira - Jean que treina desde os 8 anos almeja a faixa preta

Publicidade

Veja também