O arbitro apitou e a bola começou a rolar nos campeonatos estaduais de todo o país. Um dos mais visados é o Campeonato Paulista, que teve início quarta-feira, com resultados surpreendentes e outros já esperados. Dois dos grandes venceram - Palmeiras e Santos. Enquanto o atual campeão, o Corinthians, além do São Paulo, perderam já na primeira rodada do Paulistão.
“Que seja melhor que a primeira rodada, não só o meu time, pois já era esperada a melhora de muitos times durante a competição. Mas o cronograma dos times que estão em vários campeonatos vai acabar prejudicando”, analisa o torcedor corintiano Elton de Almeida, 33 anos, torcedor do Corinthians.
O fala corintiano diz respeito ao início precoce do Paulistão neste ano. Diferente dos últimos anos, o campeonato teve a primeira rodada adiantada, o que não foi tão bom para os grandes clubes de São Paulo, já que a pré-temporada foi pequena. Sobre isso, o torcedor do Palmeiras, Francisco Lopes, compreende a dificuldade de alguns times na primeira rodada. “É menos tempo de treino, então eles não estão totalmente entrosados ainda”, comenta. Antônio Mathias, santista, completa dizendo que no decorrer do campeonato os grandes tendem a se ajustarem e avançarem mais que os outros. “É isso que acontece, o talento dos grandes jogadores acaba se sobressaindo”, diz.
Se por um lado alguns foram prejudicados, outros foram, em partes, favorecidos, já que não tinham que disputar o Brasileiro e, por isso, dedicaram tempo à preparação do Paulista. Sobre isso, Rodrigo César, admirador do bom futebol, fala que essa diferença de tempo de treinamento ajuda os clubes com menos expressão. “Eles se prepararam antes, tem mais gordura pra queimar neste inicio”, considera. Rodrigo, cita também times que não são considerados grandes, mas que têm chances de chegarem longe na competição, já que a preparação está acontecendo a longo prazo. “Paulo Roberto, destaque do São Bento, está trabalhado faz um tempo, pode surpreender como surpreendeu na primeira rodada”, comenta, citando também o time do Santo André, que fez boa estreia contra o Palmeiras, apesar do placar.
Como jogador destaque do campeonato, os torcedores preferiram ainda não opinar, por ser cedo demais. Mas apostam no grande número de contratações do Palmeiras e grandes nomes que complementam o elenco, como Gustavo Scarpa, Lucas Lima e Marcos Rocha. “Sou santista, mas não tem como, o Palmeiras montou um time forte, basta saber se será como no ano passado ou não”, diz Antônio. Pelo lado oposto, o São Paulo preocupa até os rivais, que os colocam como o único entre os grandes com chance de rebaixamento.