Toninho Paga Contas

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor da cigarra e contra a cigarrinha

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 14/12/2024
Horário 05:30

Cadê o Toninho Paga Contas? Não o vi mais zanzando pelas ruas da Cohab, aqui em Presidente Prudente. O que aconteceu com o baixinho e gordinho Toninho? Isso me intrigou e, por isso, saí à cata de informações. Conversei com vários moradores, especialmente os que residem na Avenida Ana Jacinta e ruas adjacentes.
É o tal negócio: bares e botecos talvez sejam os melhores locais para se obter informações. Foi aí que decidi conversar com o Osmar, dono do bar que leva seu nome e, por falar nisso, o estabelecimento fica na Rua das Palmeiras, onde também moram palmeirenses.
"O Toninho foi embora daqui", contou o Osmar. "Sei que ele não saiu de Prudente e, pelo que eu soube, agora mora em outro bairro", explicou, acrescentando que não se lembra do nome do bairro.
Por que apelidei o Toninho de Toninho Paga Contas? É que ele pagava contas dos outros e, por incrível que pareça, a atividade tornou-se uma boa fonte de renda pro Toninho. Deixa eu explicar melhor esse negócio: sem tempo para comparecer à lotérica, tinha gente que dava um dinheirinho para o Toninho pagar as contas, como de luz e telefone, com cartão ou dinheiro vivo (ele dava pinta de ser honesto). 
Um bom negócio para ele, que ia à casa lotérica com um monte de contas debaixo do braço. Enquanto o Toninho era atendido, a fila não andava justamente porque ele estava pagando várias contas de idosos e de pessoas doentes sem condições de locomoção. Era um sufoco ficar na fila enquanto o Toninho pagava as contas.
E não é que ele recebia um bom dinheiro dos "clientes?" "Tem dia que ganho mais de R$ 60", contou ele a este aristocrata, charmoso e sofisticado cronista (podem rir). Taí: nestes tempos de crise medonha, onde tem gente chamando urubu de meu loiro, sessentinha por dia até que quebra o galho. Já pensaram se pega a moda lançada pelo Toninho? Se o prezado (a) aí está desempregado, matando cachorro a sussurro e não a grito, procure famílias com idosos e ofereça-se para ser um novo Toninho Paga Contas. Boa sorte na nova empreitada!

DROPS

A vida é um eterno aprendizado, aqui embaixo e lá em cima.
(Paulo Goulart, ator)

A vida não tem sentido.
(Woody Allen, cineasta e "neurótico")

A vida é bela.
(filme italiano)

Se a morte é um descanso, prefiro viver cansado.
(provérbio antigo)

Vai construir ou reformar? Casa das Tintas, a loja do Élcio, tem as melhores tintas, Entregas em domicílio: 3907-7500 e 99132-0716. Casa das Tintas, um mundo de cores. Av. Ana Jacinta. 1.663.
 

Publicidade

Veja também