Tocha olímpica passará uma noite em Prudente

Esportes - Jefferson Martins

Data 04/07/2015
Horário 04:39
 

A primeira semana de julho do ano que vem será histórica para os moradores e atletas de Presidente Prudente, já que neste período, a cidade irá receber a tocha olímpica, símbolo maior dos Jogos Olímpicos, que em 2016 será realizado no Rio. Ontem, durante todo o dia, o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB) e a secretária de esportes do município, estiveram no evento de lançamento da tocha, que contou com diversas autoridades, entre elas a presidente Dilma Rousseff (PT), em Brasília (DF). A data de início ainda não está definida, entretanto sabe-se que a capital da Alta Sorocabana será uma das 83, que será destino do símbolo no fim de cada dia.

Jornal O Imparcial Lançamento da tocha ocorreu com a presença de autoridades

Tute fala que os detalhes serão definidos em uma reunião na próxima semana, mas revela que a escolha dos condutores da tocha ficará a cargo do município e a expectativa é que personalidades da história do esporte serão responsáveis pelo feito. A maratona terá início no mês de maio, na capital federal, e está previsto para percorrer cerca de 20 mil quilômetros por terra, e 10 mil milhas, pelo ar, chegando a quase 300 cidades, mais que as 250 estimadas ontem pela Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Prudente. A única coisa certa, é que terminará em 5 de agosto, data da cerimônia de abertura das Olímpiadas, no Estádio Maracanã.

 

Questionamentos

Durante a sua fala, Dilma assegurou que tudo está dentro do prazo, e se encaminhando para uma "Olimpíada histórica". "As obras estão em dia. E eu fui perguntada no exterior sobre a questão da segurança nas Olimpíadas e disse que, com a certeza da experiência que tivemos durante a Copa do Mundo e por toda a nossa parceria com o governo do Rio de Janeiro, tivemos a capacidade de articular as Forças Armadas e a Polícia Federal de um lado, e a Secretaria de Segurança Pública do Rio com a Polícia Militar e Polícia Civil do outro", afirmou à "FolhaPress".

 

Tocha

Símbolo tradicional das Olimpíadas, a tocha vai chegar a Brasília em maio do ano que vem e correrá Estados como Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Piauí, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Há 2.900 anos, a cerimônia da tocha olímpica é a mesma: as chamas são acesas com a luz do sol em Olímpia, onde ocorriam os jogos na Grécia Antiga e, em seguida, é levada ao país-sede do evento.
Publicidade

Veja também