O vereador Tiago Santos de Oliveira (PTB) foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente. A mesa ainda será composta pelos parlamentares Joana D’arc Patrício do Nascimento (PSB), como vice-presidente; Nathália Barbosa Gonzaga da Santa Cruz (PSDB), como primeira-secretária; e Wellington de Souza Neves, Wellington Bozo (MDB), como segundo-secretário.
A sessão extraordinária de eleição da mesa diretora do 2º biênio da 18ª legislatura foi realizada na manhã desta sexta-feira. Os vereadores conduzirão os trabalhos da casa de leis no período legislativo de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024.
Tiago Oliveira, Joana D’arc, Nathália Gonzaga e Wellington Bozo receberam oito votos. Além dos próprios, também votaram Douglas Kato Pauluzi (PTB); Ivan Itamar da Silva (PSB); João Barbosa Ferreira, Joãozinho da Saúde (União Brasil); e William César Leite (MDB).
Já os vereadores Demerson Dias (PSB); Enio Luiz Tenório Perrone (União Brasil); José Alves da Silva Junior, Professor Negativo (Pode); Mauro Marques das Neves (Pode); e Miriam Brandão (Patriota) votaram em branco.
A eleição é feita por maioria simples dos vereadores presentes, mas com a maioria absoluta dos 13 membros da Câmara na sessão. Qualquer vereador poderia se candidatar, mas é vedada a reeleição de qualquer um dos membros para o mesmo cargo que este já ocupe na mesa.
A sessão extraordinária foi conduzida pelo atual presidente, Demerson Dias, com o apoio do primeiro-secretário Mauro Neves e do segundo-secretário Enio Perrone.
Após a votação individual de cada vereador, feita em ordem de sorteio, o chefe do Legislativo nomeou os vereadores Ivan Itamar e Professor Negativo como escrutinadores para contagem e anúncio dos votos.
Os trabalhos foram abertos ao público e transmitidos ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube (www.youtube.com/tvcamaradepresidenteprudente). Todas as transmissões ficam disponíveis após seu encerramento.