O ciclista de Presidente Epitácio, Tiago de Almeida Ferraz, da Cerâmica Romana/Clinvet/Power Gym/Líder Bikes, fechou o primeiro dia da 29ª edição do Torneio de Verão de Ciclismo, em Ilha Comprida, com pódio. O segundo lugar foi conquistado pelo epitaciano que pedalou ao todo, 42,3 km (quilômetros), em cerca de 1h11min52s, na categoria open.
Hoje, no segundo dia do torneio, os atletas voltam para o circuito. Amanhã e domingo, fechando o evento os competidores atuam em Peruíbe, também no litoral paulista. A expectativa de Tiago é de pedalar cerca de 180 km. Franklin Almeida, que participa pela classe elite e representa Epitácio, não completou a prova, por ter furado um dos pneus de sua bicicleta.

"Vou segurar e apertar mais para cima, e espero que o tempo ajude também", enfatiza epitaciano
No entanto, Tiago Ferraz comemora o resultado obtido no primeiro dia, já que as condições da prova foram bem desfavoráveis. "Na minha categoria choveu praticamente o tempo todo, muito forte, o que aumentou a dificuldade, mas se comparar com o ano passado, foi bom, pois fiz o quarto lugar e agora fui segundo", ressalta o ciclista que busca em 2015, repetir o bom desempenho conquistado no ano passado, quando se sagrou campeão da open.
"Mas a chegada foi no sprint final, eu errei o cálculo e subi antes da hora, aí ele me passou em cima da linha", conta que para hoje planeja uma nova estratégia. "Vou segurar e apertar mais para cima, e espero que o tempo ajude também", completa o ciclista que atingiu no trecho final, 64 km/h.
O atleta destaca ainda que o fato de participar sozinho é uma desvantagem perante os concorrentes. "Os demais ciclistas estão em equipes grandes e se ajudam. Nas etapas seguintes vou tentar fazer uma parceria com os que estão correndo de forma avulsa", planeja.
Rivalidade sadia
Tiago Ferraz, na etapa de hoje, terá que superar Maurílio Alves Cardoso, da Bardahl Promax, que venceu a prova de ontem. "É o mesmo atleta que eu venci no ano passado na Volta Internacional do ABCD . A briga é antiga, mas temos uma rivalidade bem tranquila", brinca. O epitaciano fala também que Franklin vinha fazendo uma boa prova, mas uma infelicidade o atrapalhou. "Ele estava bem colocado, mas furou um pneu na última volta e perdeu a primeira etapa", lamenta o companheiro de equipe.
Segundo o presidente da LSC (Liga Santista de Ciclismo), organizadora do evento, José Reinato Mendes, a primeira etapa foi bastante competitiva. "Em todas as categorias foi muito disputado e decidido no sprint final, sem fuga de atletas", afirma que o mesmo não ocorreu entre as mulheres, que houve um distanciamento de três ciclistas logo nos primeiros minutos da prova. Além da Liga Santista, a competição é supervisionada pela FPC (Federação Paulista de Ciclismo) e CBC (Confederação Brasileira da modalidade).
SAIBA MAIS
APOIADORES
Além da Prefeitura de Presidente Epitácio, os ciclistas Tiago de Almeida Ferraz e Franklin Almeida contam ainda com o apoio das seguintes empresas: Cerâmica Romana, Clinvet Veterinária, Academia Power Gym, Líder Bikes e Flash Pneus.