Thermas do Rock traz um dos maiores guitarristas do mundo

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 13/07/2024
Horário 05:07
Foto: Alex Solca
KIKO LOUREIRO, EX-INTEGRANTE DO ANGRA, ESTARÁ HOJE NO FESTIVAL SESC THERMAS DO ROCK
KIKO LOUREIRO, EX-INTEGRANTE DO ANGRA, ESTARÁ HOJE NO FESTIVAL SESC THERMAS DO ROCK

Neste sábado, Dia Mundial do Rock, o Festival Sesc Thermas do Rock reserva duas celebrações a este gênero que atravessa décadas. A primeira se dá com o show Unplugged Revolution, formado por músicos da cidade especialmente para o evento. Eles apresentam interpretações instrumentais de canções internacionais icônicas que marcaram os últimos 70 anos. Além dos instrumentos mais comumente associados ao rock (guitarra, violão, baixo e bateria), o grupo conta com saxofone, piano, cello, viola, violinos, trombone e trompetes. Uma experiência musical que revisita a história do rock, valoriza a influência da música clássica e afro-americana no gênero, por meio da incorporação de elementos do blues, R&B, gospel, country e folk. Depois, sobe ao palco ninguém menos que Kiko Loureiro, um dos maiores guitarristas do mundo. Além de já ter lançado cinco discos solo ao longo da carreira, Kiko integrou o Angra, banda em que gravou oito álbuns de estúdio e se tornou ícone do metal melódico no mundo; e de 2015 a 2023 foi guitarrista do Megadeth, pioneira do trash metal e uma das maiores bandas do planeta. Atualmente, excursiona em formação de quarteto.


BOM DIA
“Diga o melhor. Pense o resto" Anônimo

SHOKONSAI
Evento tradicional da cultura japonesa realizado anualmente em memória aos antepassados, no Cemitério Japonês de Álvares Machado, o Shokonsai, que significa “convite às almas”, chega à sua 104ª edição neste final de semana. Hoje a programação começa às 11h. Já o domingo inicia mais cedo, com culto budista na capela a partir das 9h, seguido de reverência e oração pela paz em memória aos soldados falecidos na Segunda Guerra Mundial de todas as nações, e celebração do Ritual do Sakê. 


PROGRAMAÇÃO
No decorrer dos dois dias de festival, serão diversas apresentações artísticas, como karaokê e taiko. Ao fim do domingo, ainda será realizado o tradicional Bon Odori, simultaneamente com o Ritual das Velas. Uma praça de alimentação funcionará também nos dois dias de festa, com diversos pratos típicos da culinária oriental. Exposições culturais, workshops e atividades gratuitas para crianças, adultos e idosos completam as atrações, promove a Aceam (Associação Cultural, Esportiva e Agrícola Nipo-Brasileira de Álvares Machado).


ESPIRITUALIDADE
O japonês tem um nível de espiritualidade diferente. O dia do Shokonsai é o dia que ele está convidando às almas de todos os antepassados para voltarem. Para o japonês, ter os antepassados novamente com eles é motivo de alegria. Por isso, entregam flores, comidas que os antepassados mais gostavam e, além de tudo, tem música. Tem tudo que significa alegria.

TRADIÇÃO
“O Shokonsai é um grande marco. Estamos passando para uma era totalmente diferente. A tradição que, até então, foi trazida dos nossos antepassados [e ainda a mantemos] certamente vai mudar, mas nessa mudança acredito que nossos jovens que estão acompanhando herdarão esse legado e levarão adiante. Esse marco do centenário é muito importante”, destaca Toshio Koketsu, um dos líderes da comunidade nipônica regional.

MISTÉRIOS
Uma curiosidade da celebração japonesa Shokonsai, em Álvares Machado: nunca choveu nos mais de 100 anos da festa e todos têm a impressão que para de ventar, pois as velas permanecem acesas durante o dia inteiro em todos os túmulos. Outro mistério do Shokonsai é registrado no ritual das velas. Às 17h30, voluntários colocam uma vela em cada túmulo e todas queimam por inteiro. 

Publicidade

Veja também