O rock regional ganha espaço no Thermas do Rock nesta quarta-feira. Neste dia, quem sobe ao palco é o Prudente Rock, grupo composto por músicos da cidade, que mostra canções de diversas vertentes do rock. Ao todo, 12 artistas apresentarão seu talento na Área de Convivência do Sesc Thermas, a partir das 20h30, com entrada gratuita. Os integrantes comentam que o evento traz mais visibilidade ao estilo musical na região. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente na Central de Atendimento.

"Vamos de Chuck Berry até Iron Maiden", adianta Mesquita
De acordo com Lucas Mesquita, coordenador musical do
show, ele e os músicos Tom Azuos e Diego Mustafá formam a banda fixa, porém vários convidados participam. São eles: Márcio Pereira (da banda Girassóis Hidráulicos), Wesley Desidério (Tríade 47), Cesinha Crepaldi (Crusader), Ricardo Girardi e Marcelo Shinoby (ambos do Karburalcool), Marcel Sachetti e Rafael Chadad (Hard Roça), Mateuzinho Umbigaê e Elder Ibanez.
O repertório faz um passeio pelos diversos estilos do gênero musical. "Cada convidado fará sua especialidade. Vamos de Chuck Berry até Iron Maiden", explica Mesquita. Entre os grupos homenageados durante a apresentação também estão os brasileiros Mutantes e Raimundos e os estrangeiros Rolling Stones, Pink Floyd, Beatles, Led Zeppelin, AC/DC e Black Sabbath.
Mesquita comenta que esta oportunidade de tocar junto com vários músicos da região é gratificante. "Podemos levar o rock a um espaço que toda a população tem acesso", diz. O músico Diego Mustafá diz que os participantes já se prepararam para o
show. "Já ensaiamos e estamos animados", declara.
Os dois comentam que em muitos casos a iniciativa de desenvolver eventos com bandas de rock partem dos próprios músicos. "Não há local destinado exclusivamente para o gênero por aqui", afirma Mesquita. "Já melhorou bastante em relação ao que era antes, mas ainda faltam espaços próprios", acrescenta Mustafá.
Radialista há mais de 20 anos, Cesinha Crepaldi também acredita que ouve uma melhora, mas pontua que ainda faltam locais totalmente destinados ao rock. "Atualmente existem bares que dão espaço para as bandas locais, mas falta um trabalho concentrado no rock", aponta. Tornar o rock mais popular não é difícil, lembra Mesquita. "Ele é grandioso. Todas as sofisticações que bandas como o Pink Floyd trouxeram, por exemplo, estão presentes nos outros gêneros atualmente, como o sertanejo".
Mesquita, Crepaldi e Mustafá concordam em uma coisa: apesar das dificuldades, não falta público para os eventos. "Sempre há interesse e procura pelos
shows de rock. A maioria lota. Isso ajuda que o estilo se transforme em algo mais popular", frisa Mustafá. "Já caminhamos bastante, mas o público é carente de atividades como o Thermas do Rock, por exemplo. Quando há a oportunidade, ele sempre esta presente", lembra Crepaldi.
saiba mais
THERMAS DO ROCK
O evento está em sua sexta edição e traz uma série de atividades, tais como
shows musicais, exibição de documentário, atividades formativas e bate-papos, em homenagem ao rock. A programação segue até o dia 28 de julho e pode ser consultada pela página virtual do Sesc Thermas (www.sescsp.org.br/prudente).