O que é melhor em publicações no Instagram? Não é tão simples optar, pois existem algumas variáveis para serem consideradas. Em primeiro lugar, o Instagram é um robô. Se uma pessoa gastar tempo no post, o robô do Instagram irá entender que o conteúdo tem relevância e irá entregar para outras pessoas. Se o texto for longo e lido até o final, o robô, então, irá entregar a publicação para mais seguidores. Porém, muita gente não gosta de textos longos e trava ao ver esse tipo de publicação. Muitas pessoas nem chegam a ler. Resultado: sem leitura, sem interação, sem relevância. O que fazer: meio termo. Faça um texto de tamanho médio com objetividade e clareza. Assim terá leitura e relevância.
Para atrair seguidores, engajar, vender mais por meio das mídias sociais, resolva problemas da sua audiência. Os seus seguidores têm uma dor em comum. Quando você busca resolver essa dor, ganha a atenção, credibilidade, autoridade, vendas. Digamos que você é uma nutricionista. Publique conteúdos de como fazer pratos rápidos e saudáveis. Assim atingirá a dor das pessoas que não tem tempo para elaborar uma comida de qualidade. Entendeu? Quando você ajuda a sua audiência a resolver uma dor, a chance de ficarem gratas e comprarem de você é maior porque acionará nela o gatilho mental da reciprocidade, muito utilizado no marketing. Então, pensem nos problemas que você pode resolver e produza conteúdos focados em solucioná-los. Mas deixe a cereja do bolo guardada, pois se entregar tudo, ninguém irá comprar de você. Tenha equilíbrio.
Gaste bastante tempo definindo o título da sua postagem. Ele irá ajudar a atrair a sua audiência. Com um título persuasivo, a chance de pararem no seu post é maior. Existem milhões de posts passando pelos seguidores diariamente. O que vai fazer com que eles parem no seu? Uma imagem atrativa ou um título bem elaborado ou os dois. Repense seus conteúdos e veja se chamam a atenção. Seja ousado, saia da caixa. Com certeza, os resultados serão melhores.
Seus textos devem ser finalizados com uma chamada para ação, a conhecida CTA. Se não fizer isso, o público tende a não fazer nada. Mas se pedir curtida, comentário, apertar em um botão, a chance de isso acontecer é maior. O cérebro obedece a comandos. Então, dê comandos para sua audiência. Isso aumenta a possibilidade de interação. Aproveitando a deixa, entre no meu Instagram (@mariaferrioficial), siga e interaja com meus posts. Esse é um exemplo claro de chamada para ação. Até a próxima coluna!