Ontem foi o lembrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Nesse contexto, Presidente Prudente, de janeiro até a primeira semana de novembro deste ano, registrou 77 novos pacientes de HIV (vírus da imunodeficiência humana). Destes, são 60 homens e 17 mulheres. Por esse motivo, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio do Programa Municipal DST/Aids, desenvolve até sexta-feira a campanha Fique Sabendo. Com início ontem na Praça Nove de Julho, a iniciativa reuniu uma equipe de cinco profissionais dispostos no estande, que levou 180 testes rápidos de HIV e sífilis para o local. De acordo com o coordenador do programa, Jefferson Antônio Saviolo, será feita uma parceria com todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família) da cidade. Estas, farão testes durante a semana nos horários de funcionamento. O principal objetivo é diagnosticar precocemente e evitar que o quadro evolua, além de evitar a propagação da doença.
Para Jefferson, o diagnóstico precoce melhora, não apenas a perspectiva e a qualidade de vida, mas também na adesão ao tratamento. “Percebemos que quanto mais cedo a pessoa é diagnosticada, mais fácil ela se insere nos serviços”, expõe. Outro ponto que deve ser levado em consideração, conforme frisa, é a atenção com a saúde coletiva. “Muitas vezes, a pessoa possui o vírus e não sabe, acaba contagiando outras pela falta de conhecimento”, relata.
Solange Medina é colaboradora de atendimento da campanha, e conta ter percebido que, ao longo dos anos, a adesão das pessoas está melhorando. “Ainda existe um pouco de preconceito, mas, hoje, a população está mais consciente dos perigos”, conta. Na manhã de ontem, ela estava responsável pelo preenchimento das fichas de dados que antecedem o teste. “Alguns interessados têm um pouco de vergonha de responder as perguntas ou fazer o teste”, comenta.
Diagnóstico
De acordo com o coordenador, durante a semana serão coletados dados pessoais dos interessados e o diagnóstico fica pronto em 30 minutos. No caso de resultados positivos, o indivíduo será encaminhado para um tratamento gratuito junto ao DST/Aids. “Fazemos os exames e fornecemos os medicamentos necessários”, expõe. Nesse sentido, ele revela que a maioria dos positivos está na faixa-etária de 20 a 35 anos, além de ser do sexo masculino, em principal os homossexuais. “Isso ocorre, pois é uma fase na qual estão sexualmente ativos e por terem um número maior de rotatividade de parceiros”, frisa.
Por este motivo, Jefferson explica que o programa desenvolve ações específicas para esse público e, nesta semana, não será diferente. “Estaremos dois dias em universidades da cidade, orientando, conscientizando e fazendo os testes”, diz. Além disso, retornarão à praça na manhã de terça-feira a fim de acompanhar um maior fluxo de pessoas.
Romildo Carlos Geraldo, 37 anos, estava passando pela Rua Tenente Nicolau Maffei quando decidiu parar no estande e realizar um teste. De acordo com ele, sempre que pode passa por consultas de rotina, já que “cuidar da saúde é essencial”. Quanto aos riscos de contração de vírus, Romildo diz não se preocupar, porém, ainda assim classifica como importante estar atento. “Hoje em dia a gente nunca sabe o que pode acontecer”, ressalta.
Recomendação
A fim de alertar o prudentinos, Jefferson aconselha aqueles que estiveram expostos a relações sexuais sem prevenção e estão com dúvidas sobre o contágio de alguma IST (infecção sexualmente transmissível), a procurar “o mais rápido possível” uma unidade de saúde. “O procedimento é básico, será feita a coleta e a pessoa poderá tomar um antirretroviral por 30 dias”, expõe.
Na região
Ontem, em Presidente Venceslau, a Secretaria Municipal de Saúde e o Programa Municipal DST/Aids também iniciaram uma campanha “Fique Sabendo”, que segue até dia 9 de dezembro. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o objetivo é ampliar o acesso da população aos testes e agilizar o encaminhamento para unidades de saúde competentes.
“Entre as metas da campanha estão testar pessoas sexualmente ativas, principalmente as que nunca realizaram o teste de HIV e sífilis na vida; acessar e sensibilizar as pessoas mais vulneráveis ao HIV e acompanhar todos os casos positivos para o tratamento”, informa a assessoria.
SERVIÇO
Até sexta-feira, todas as UBSs e ESFs de Prudente disponibilizarão testes rápidos de HIV e sífilis gratuitos. Para realizá-los, o interessado deve ir a qualquer uma das unidades durante o horário normal de funcionamento, munido de RG.