"Brincar e aprender. Aprender e brincar. Ou simplesmente aprender brincando". Assim definiu o diretor do Terra Parque, Julio Cesar de Moraes, a mais nova iniciativa da empresa, apresentada ontem para profissionais da área da educação, autoridades regionais e a imprensa. O "Terra Pedagógico", como é chamado, foi criado em parceria com alunos e professores da Empresa GeoAmbiental Jr., da FCT (Faculdade de Ciências e Tecnologia) da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente e é voltado aos alunos do 4 º, 5º e 6 º ano do ensino fundamental. O projeto reúne atividades de esporte e aventura na natureza e de incentivo a preservação ambiental por meio de práticas sustentáveis adotadas pelo resort, como a preservação de fósseis, o reaproveitamento de madeiras, o uso da energia biomassa e o reflorestamento. O lançamento foi no Terra Parque.
Presentes conheceram cada estação do projeto representada por um estande no local
Ficou a cargo do gerente comercial do Terra Parque, Luciano Gracioso, apresentar o objetivo e as etapas propostas pelo Terra Pedagógico, bem como as percepções dos projetos pilotos, realizados neste ano.
A proposta é oferecer dois dias de lazer, diversão, aventura e aprendizado para alunos do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental. No primeiro dia no resort, os alunos conhecerão a estrutura que ele oferece e participarão de atividades recreativas e de aventura. Já o segundo dia é marcado pelas aulas e atividades pedagógicas. Para isso, foram definidas quatro frentes de aprendizagem: Biomassa, Fósseis, Reaproveitamento de Madeira e Trilha Ecológica.
Na primeira frente de aprendizagem, os alunos aprendem a diferença entre a energia elétrica e a energia biomassa e são levados até a central de aquecimento de água. "Nesta etapa eles conhecem o sistema de aquecimento de água com biomassa e montam um quebra cabeças com o layout do percurso desta água aquecida no Terra Parque", frisa.
Já na segunda frente, as crianças aprendem noções de paleontologia, a ciência que estuda o fósseis, como: o que são fósseis, quais são os tipos de fósseis e de fossilização, como se chamam as pessoas que estudam os fósseis e a importância destes estudos; conhecem ainda o acervo que de fosseis que o Terra Parque reúne e a história de um fóssil de uma nova espécie de crocodilo encontrado por um pesquisador da Unesp, mais conhecido como professor Pepe, na região de Presidente Prudente. O animal viveu há cerca de 65 milhões de anos na região. "Na parte prática, eles simulam a escavação de fósseis aqui no resort", conta.
Na terceira fase, os pequenos conhecem um pouquinho da importância da reciclagem da madeira e de ferro, por meio das ações da marcenaria do resort, que faz o beneficiamento e reaproveitamento de madeiras provenientes de demolição para a construção de móveis, artigos para decoração e para a construção civil. "Nesta etapa eles montam um móvel e a equipe que montar corretamente a cadeira no menor tempo ganha pontos na gincana". Para encerrar, a frente quatro fala da importância da prática do reflorestamento, quais os tipos, porque Mata Atlântica, os benefícios de uma APP (Área de Preservação Ambiental), de espécies exóticas, dos perfis do solo e da água. "Em seguida, os alunos são direcionados à Trilha Ecológica do Terra Parque, onde é feita uma gincana de perguntas e respostas sobre o assunto estudado, enquanto caminham pela área preservada", concluiu Gracioso.
Serviço
O Terra Pedagógico será definitivamente implantado em 2017, em datas especiais para o mês de maio, junho, outubro e dezembro. Para mais informações, o telefone é o (18) 3902-6015.