Tenista busca profissionalismo

Agora, o tenista terá pela frente o vencedor do confronto entre Lucas de Lemos Coutinho e Luiz José Nascimento Segundo, ambos do Paraná.

Esportes - Jean Ramalho

Data 09/04/2014
Horário 08:42
 

Em busca de seus primeiros pontos junto à Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), o prudentino Gustavo de Oliveira Cruz, 16 anos, estreou com vitória na manhã de ontem pela primeira etapa do Campeonato Nacional de Incentivo ao Profissionalismo (CNIP). A competição está sendo disputada nas quadras do Itamirim Clube de Campo (ICC), em Itajaí (SC), com a participação de 71 tenistas de todo o País. Os dois primeiros colocados na etapa garantem vaga no 1º Future Ega Series, da Federação Internacional da modalidade (ITF na sigla em inglês), que vai de 14 a 20 deste mês, no mesmo local.

Com as cores do Tênis Clube/Semepp, Gustavo Cruz foi escolhido como um dos cabeças-de-chave do torneio. Com isso, o prudentino fez sua estreia na competição contra o paranaense Jhean Matheus Barreto Park, número 812 na listagem da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

Na ocasião, Gustavo Cruz não deu chances para seu rival e fechou a partida em 2 sets a 0, com um duplo 6/0. Agora, o tenista terá pela frente o vencedor do confronto entre Lucas de Lemos Coutinho e Luiz José Nascimento Segundo, ambos do Paraná.

Se porventura o prudentino não conseguir terminar entre os dois primeiros colocados desta primeira etapa, que termina nesta sexta-feira, ele terá uma nova chance na próxima semana. Isso porque, o mesmo local sedia entre 15 e 18 deste mês a segunda etapa do CNIP. Por sua vez, a fase secundária valerá vaga para o 2º Future Ega Series, que ocorre de 21 a 27 deste mês, também no clube catarinense. Ambos os torneios Futures terão a participação de tenistas profissionais de todo o mundo, duelando por uma premiação de 10 mil dólares cada.

 

Números favoráveis


Atualmente, Gustavo Cruz ocupa a segunda colocação no ranking da Federação Paulista de Tênis (FPT), pela categoria de 18 a 25 anos, com 1.376 pontos. Em contrapartida, na lista nacional, o atleta figura na 106ª posição.

O tenista entrou em quadra em sete competições oficiais ao longo deste ano. Em todas elas, o prudentino assegurou cinco títulos individuais, além de um em duplas. No último deles, disputado entre 5 e 6 deste mês, na Academia Germani de Tênis, conquistou a taça da Copa Cidade de Marília, após derrotar Rafael Jovelho de Campos na final por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1.
Publicidade

Veja também