Tenente Débora: de soldado temporário à chefe da Comunicação do 18º BPM/I

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 19/05/2024
Horário 04:02
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Tenente Débora Dantas Jerônimo de Oliveira será promovida a capitão ainda este ano
Tenente Débora Dantas Jerônimo de Oliveira será promovida a capitão ainda este ano

Chefe da Comunicação Social do 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), a 1º-tenente Débora Dantas Jerônimo de Oliveira, 35 anos, está na PM há 14 anos, já que ingressou em 2010, ainda como soldado temporário, um cargo que hoje não existe mais. “Eu podia exercer somente função administrativa e o concurso tinha validade de dois anos, então, não era um cargo efetivo. Durante esse ano, trabalhei na sede da 4ª Companhia, em Álvares Machado, e tive certeza de que queria ser policial militar”, recorda. Com exemplo de tios e primos na carreira, a atuação temporária só a fez querer seguir atrás de sua vocação. “Em 2011, após aprovação no concurso da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, ingressei no Curso de Formação de Oficiais na capital paulista, onde permaneci por três anos até minha formatura e retornei à região de Presidente Prudente”, revela.

“Nunca senti vontade de desistir, por mais difícil que fosse a fase da formação, e também nunca me senti subestimada. Muito pelo contrário. Recebi muito apoio da família, dos amigos e dos meus irmãos de farda. 

Sobre a representatividade das mulheres na segurança pública, acredito que ocupamos uma área primordial à sociedade”, comenta. “Demonstramos ao longo de anos que somos capazes de ‘fazer’ segurança pública. Com competência e comprometimento nos tornamos especialistas no assunto tanto quanto os homens. Hoje, nós, mulheres, já ocupamos praticamente todos os espaços na corporação”, diz a tenente, que está no aguardo de sua promoção ao posto de “capitão”, o que deve ocorrer até o final de 2024, o que a destacará para exercer outras funções dentro da corporação.

Cedida

Ingresso na PM se deu há 14 anos, em 2010, na época como soldado temporário

Leia mais:

Com 300 mulheres na linha de frente, região comemora Dia da Policial Militar

Publicidade

Veja também