Tempos assim

OPINIÃO - Dennis Luiz Gomes Pereira

Data 13/06/2024
Horário 05:00

Avançar, progredir e se transformar é o objetivo de todos. Mas, avançar na direção certa é crucial. Qual é o rumo a seguir? Que direção tomar? Aquilo que se segura em mãos pode influenciar o curso da direção, do caminho, do futuro. O ser humano é um ser tátil, precisa de uma inspiração tangível e concreta para continuar avançando e não estagnar. 
Não se pode permitir que se encontre no vazio, no ócio, sem rumo e sem um guia. O single “Times Like These”, da banda americana Foo Fighters, lembra que “são momentos como esses que nos definem e moldam nosso caminho”. A educação, assim como a música, tem o poder de transformar. Pense-se na educação como um mapa em uma jornada. Cada lição, cada descoberta, cada desafio é um marco no caminho, uma seta que aponta na direção do crescimento e do desenvolvimento pessoal. 
Assim como um viajante depende de um mapa para encontrar seu destino, os ilustres alunos dependem da educação para alcançar seu potencial máximo, o seu auge de realização como humanos. A educação vai muito além do simples acúmulo de conhecimentos. Ela ensina a pensar criticamente, a questionar a atual conjuntura, a inovar e a mudar. O mundo se revela com novos olhos e percebe-se que cada desafio é uma oportunidade para aprender e crescer. Como a própria música diz: “Você aprende a viver de novo”. 
À medida que se avança nesse caminho de aprendizagem, as conexões pessoais e profissionais se entrelaçam com outros indivíduos que estão no mesmo caminho: o caminho da educação. Cada passo dado, cada dificuldade superada, cada conhecimento adquirido é um passo largo para um futuro próspero. É uma construção contínua que permite não apenas avançar, mas avançar na direção certa, com propósito e clareza. 
Durante essa viagem do conhecimento, é fundamental abraçar o desconforto inicial, pois é ele que prepara o terreno para as recompensas futuras. O nome disso é disciplina. Em tempos como esses, onde as incertezas e desafios são constantes, é terminante acreditar em uma educação transformadora como guia. 
É tempo também de segurar firmemente essa ferramenta em mãos e, com ela, seguir em frente, sempre na direção do crescimento e da transformação. Um trecho da canção referência de maneira lúdica e, de certa forma, real: “Em tempos assim, você aprende a viver de novo. Em tempos assim, você se entrega e se entrega de novo!”.
 

Publicidade

Veja também