Temporal provoca “cenário de emergência” e deixa família desabrigada em Santo Anastácio

Árvores caíram por diversos pontos da cidade, que ainda registrou destelhamentos de residências, quedas de placas luminosas e de coberturas de escola e estabelecimentos

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 26/10/2024
Horário 10:53
Foto: Defesa Civil
Coberturas e placas de estabelecimentos comerciais vieram abaixo
Coberturas e placas de estabelecimentos comerciais vieram abaixo

O temporal, marcado por forte chuva, rajadas de vento e granizo, que atingiu o município de Santo Anastácio, na madrugada deste sábado, deixou rastros de destruição. Vídeos publicados por moradores em redes sociais e aplicativos de mensagens revelaram árvores de pequeno e grande portes caídas por diversos pontos da cidade, destelhamento de residências, quedas de placas luminosas, bem como de coberturas de escola e estabelecimentos comerciais, entre eles uma barbearia, uma farmácia e um posto de combustível. Tais eventos climáticos também provocaram ocorrências em Piquerobi e Presidente Bernardes.

Na manhã deste sábado, segundo a Prefeitura de Santo Anastácio, o cenário era de “emergência”. Uma equipe de O Imparcial constatou muita sujeira pelas ruas, com galhos de árvores, lama asfáltica solta, além de fiação sobre o solo. Equipes da Defesa Civil, concessionária Energisa e Corpo de Bombeiros seguiam prestando socorro aos atingidos, serviço que se iniciou já durante a madrugada, e realizavam também, em parceria com Prefeitura, o levantamento de danos e a limpeza das vias e áreas públicas. No município, uma família ficou desabrigada e foi alocada em um hotel pela administração municipal depois que a residência onde moravam foi totalmente destelhada, o que ocorreu parcialmente com outras cinco casas.

“Estamos auxiliando as famílias, mas são muitos casos. Liberamos a entrada que dá acesso a Ribeirão dos Índios que tinha sido totalmente interditada pela queda de uma árvore. Outra árvore também caiu sobre um carro, em uma residência, sem contar as demais ocorrências”, detalhou o coordenador municipal da Defesa Civil, Alex de Menezes Silva, que revela que ao menos 70 mm de chuva atingiram a cidade durante a madrugada, dado que ele mesmo conta que chegou a ser apontado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) como 200 mm.

Mesmo cenário de limpeza era vivido em Presidente Bernardes, na manhã deste sábado, onde o Distrito de Santo Antônio teve as estradas rurais tomadas por quedas de árvores, conforme o coordenador da Defesa Civil do município, Gilson Adriano Ferreira.

Cenário de emergência
Em nota, a Prefeitura de Santo Anastácio informou na manhã deste sábado que a intensidade da chuva e dos ventos resultou em prejuízos materiais significativos, prejudicando a infraestrutura urbana e criando um “cenário de emergência”. “Equipes estão mobilizadas desde as primeiras horas do dia para avaliar os danos e realizar os primeiros reparos, priorizando os locais mais críticos. A Prefeitura também está em contato com as concessionárias de energia e de telecomunicações para agilizar o restabelecimento dos serviços essenciais, uma vez que várias regiões ainda estão sem energia elétrica e conexão com a internet”, declarou a administração municipal.

“Seguiremos atualizando a população com novas informações conforme o andamento das operações. Contamos com a colaboração e compreensão de todos neste momento difícil. Qualquer situação complicada, acionar a Defesa Civil pelo 199”, orientou.

Ocorrências no sistema elétrico
A Energisa, também em nota, informou a reportagem na manhã deste sábado que o temporal que atingiu os municípios de Santo Anastácio e Piquerobi, na madrugada, provocou ocorrências no sistema elétrico que abastece os municípios. 

“Com a chuva e ventos fortes, houve quedas de árvores, lançamento de galhos e outros objetos sobre a fiação, ocasionando a interrupção no fornecimento de energia em alguns pontos das cidades. A concessionária reforçou as equipes em campo e segue trabalhando desde a madrugada para recompor o sistema e normalizar o abastecimento para os clientes ainda afetados”, ressaltou. 

“A Energisa reforça o pedido de atenção à população quanto à segurança. Caso encontre um cabo partido, mantenha a distância e não se aproxime em hipótese alguma. Entre em contato com a Energisa pelos canais de atendimento: Aplicativo Energisa On; WhatsApp [18 99120-3365] ou pelo 0800 70 10 326”, recomendou a concessionária.

Foto: Defesa Civil
Família ficou desabrigada e foi alocada em um hotel depois que residência foi totalmente destelhada

Fotos: Prefeitura Municipal
Chuvas e fortes ventos provocaram danos em escola e prédio público

Foto: Aline Martins
Árvores caíram em diversos pontos de Santo Anastácio e em estrada rural de Presidente Bernardes
 

Publicidade

Veja também