Em 15 dias úteis do mês de outubro, o Atende Prudente realizou 5.334 atendimentos presenciais, uma média de 356 por dia, aponta a Prefeitura de Presidente Prudente. O balanço considera o período a partir do dia 9, quando os serviços foram totalmente transferidos para a unidade, até 31 de outubro. Segundo a Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), o tempo médio de espera para o início do atendimento foi de 12 minutos. Já o tempo de duração da assistência ao munícipe foi de 10 minutos. Em caráter preferencial, foram atendidos 2.202 cidadãos, sendo que o tempo médio de espera para essa modalidade foi de 11 minutos.
Os principais serviços solicitados neste período foram emissão de boletos do programa de regularização de dívidas Pague Já; transferência de pontuação ou identificação do condutor; emissão de credencial de idoso; alteração de nome do proprietário no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano); alteração de endereço imobiliário; e parcelamento de dívida ativa.
A central de contato telefônico da administração municipal, o serviço 156, recebeu 5.337 chamadas, com duração média de 1 minuto e 40 segundos.
Já o canal online, acessado a partir do site oficial da Prefeitura, totalizou 18.316 atendimentos no mesmo mês. Os protocolos em destaque foram a abertura automatizada de inscrição municipal; alterações de dados no cadastro técnico municipal (cadastro dos imóveis); alterações de dados em empresas estabelecidas; e transferência de pontuação ou identificação do condutor.
Considerando todos os atendimentos prestados em outubro, a Prefeitura de Prudente somou 28.897 assistências ao cidadão, entre presenciais e não presenciais.
Com relação ao atendimento por secretaria, a Sefin (Secretaria Municipal de Finanças) liderou as solicitações, com 3.423 atendimentos. A Seajur (Secretaria de Assuntos Jurídicos e Legislativos) fez 515 atendimentos; a Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), 763; e a Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação), 256.
"Os atendimentos, realizados agora de forma integrada e simples, se tornaram possíveis por conta de uma série de ações de desburocratização de processos operacionais, alinhamento e comunicação entre as várias secretarias", expõe a Prefeitura.
De acordo com Helton Molina Sapia, titular da Setec, uma das pastas responsáveis pela implantação do Atende Prudente, o serviço faz parte das estratégias de Smart Gov. “Com o Atende Prudente, concluímos uma fase importante do projeto Prudente Inteligente, um conjunto de ações de Smart Gov, antecipando assim o futuro na prestação de serviços e atendimento às demandas dos cidadãos. Realizamos uma reestruturação do modelo de relacionamento do poder público municipal com a população, com foco nos canais digitais mais modernos”, explicou.
Ainda conforme o secretário, a forma de atendimento estava defasada em relação ao modelo necessário para que a administração pública municipal pudesse se relacionar adequadamente com o cidadão da era digital, ressaltou Sapia.
O novo modelo de atendimento permite o acompanhamento em tempo real dos indicadores operacionais e adoção de níveis de serviços mais bem definidos. "A prestação de um serviço mais robusto consolida a estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes plataformas, com o objetivo de estreitar a relação entre o atendimento presencial e o atendimento online", menciona a Prefeitura.
Conforme o gerente do Atende Prudente, Jonas Martins, os servidores e o local estão capacitados e disponíveis para atender a população da melhor forma possível. “Aqui no Atende Prudente, o munícipe será recebido em um ambiente confortável e com dignidade”, pondera.
Serviço
O Atende Prudente fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, 342. Para entrar em contato por telefone, basta ligar para 3399-1100. Para ver os serviços disponibilizados pela Prefeitura, acesse a busca de serviços, disponível no site www.presidenteprudente.sp.gov.br, clicando no ícone Carta de Serviços.