No último domingo do mês de novembro, celebramos a festa de Cristo Rei do Universo, e com ela encerramos o nosso ano litúrgico. No primeiro domingo de dezembro, inicia o tempo do Advento, que vem do latim: “ad-venio”, significa: “vir, chegar, ou seja, um tempo de espera e preparação, para o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. O tempo do Advento é celebrado em quatro domingos antes da Solenidade do Natal do Senhor. No primeiro domingo do Advento, marca o início do novo Ano Litúrgico católico.
O Tempo do Advento é também marcado pelo reconhecimento da importância de Maria e João Batista. Maria foi a escolhida por Deus para ser a Mãe de Jesus Cristo, o Salvador da humanidade. João Batista também teve um papel importante: o de preparar os homens para a chegada do Cordeiro.
O Advento está dividido em duas partes: a primeira que vai desde o primeiro domingo do Advento até o dia 16 de dezembro. Nesse período, nós podemos observar que toda a liturgia nos coloca em estado de espera do Jesus glorioso, portanto, evidencia-se o sentido escatológico. O segundo momento do Advento, por estar mais próximo do dia em que se celebra o nascimento de Jesus, que vai do dia 17 até o dia 24 de dezembro, a sagrada Liturgia passa a nos preparar com mais intensidade para o Natal do Senhor. Tanto a Santa Missa com as suas orações e leituras, coloca-nos na expectativa do grande acontecimento da humanidade, o nascimento do nosso Salvador e redentor. Do mesmo modo, os paramentos do sacerdote e as toalhas do altar são roxos, como símbolo de preparação e penitência. A exceção é o terceiro domingo, o Domingo Gaudete (da alegria), no qual pode se usar a cor rósea, simbolizando que está próximo o nascimento de Jesus, é uma alegria para todos nós, receber a vinda do Filho de Deus.
A coroa ou a grinalda do Advento é o primeiro anúncio do Natal. É um círculo de folhagens verdes, a luz como salvação, o verde como vida e o formato redondo como eternidade; representam os quatro domingos do Advento e simbolizam, respetivamente, a esperança, a paz, a alegria e o amor.
A chegada do Natal, preparado pelo ciclo do Advento, é a realização e confirmação da Aliança anunciada no passado pelos profetas. É a Aliança do amor realizada plenamente em Jesus Cristo e na vida de todos aqueles que praticam a justiça e confiam na Palavra de Deus. Nas promessas de Deus e agir anunciando e preparando a chegada da salvação. Em ambos se manifesta a realização da esperança messiânica judaica e o anúncio da plenitude dos tempos.
MINI SERMÃO
O Advento significa um tempo de espera e preparação para a vinda do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esse tempo de espera requer de cada um uma reflexão e preparação para estarmos com o coração puro para receber a vinda de Jesus. A igreja pede para que os fiéis façam as suas preparações com as confissões, que tanto podem ser individuais como comunitárias, as quais os padres das quatro regiões pastorais de nossa Diocese se organizam para atender as confissões dos fiéis. É de tradição que as casas e as igrejas façam os seus presépios, e decorem as suas casas com enfeites natalinos, com muita alegria em nossas celebrações litúrgicas e nos nossos corações ficamos preparados para receber a vinda do Nosso Salvador e Redentor Jesus Cristo.
(Autor: Padre Armando Nochetti)
AGENDA PAROQUIAL
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos domingos 8h e 19h
MENSAGEM DO PAPA
Papa Francisco em sua reflexão sobre o tempo do Advento diz: "O Advento é um tempo para aprender de novo quem é o nosso Senhor".
O pontífice da fé nos lembra que Advento é propício para inversão de perspectivas, no qual nos deixarmos maravilhar pela grandeza da misericórdia de Deus. Preparando o presépio para o Menino Jesus, aprendemos de novo quem é o nosso Senhor; um tempo de sairmos de certos esquemas e preconceitos para com Deus e os irmãos; um tempo em que, em vez de pensarmos em presentes para nós, possamos doar palavras e gestos de consolo aos que estão feridos, como Jesus fez com os cegos, os surdos e os coxos”.
Padre Armando Nochetti
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão.
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 39185000