Tempo

Persio Isaac

CRÔNICA - Persio Isaac

Data 13/09/2024
Horário 05:30

Eu não costumo olhar a vida para trás. Temos que olhar sempre para frente, senão ela perde o sentido. O astronauta da Gemini 13, Jim Lovel, quando estava dando a volta na lua para retornar a Terra, viu a milhares de quilômetros a beleza plena  do nosso planeta e disse que éramos afortunados. Somos apenas um ponto minúsculo na imensidão do espaço infinito.  O tempo serve para não desperdiçarmos nossas vidas e ficarmos perto de tudo que é importante. 
O tic tac do relógio mecânico vai marcando os dias. Não jogue seu tempo no lixo. Não espere que alguém faça algo ou mostre algum caminho. Quando nós erámos jovens, achávamos que a vida era longa. Um dia a gente percebe que dez anos passaram muito rápido e ficaram para trás. 
O jovem corre atrás do sol, mas o sol sempre nasce de novo atrás de nós. O sol, a lua vão trazer novos dias e noites. Mesmo ficando velhos, com menos fôlego, temos sempre que seguir em frente. O tempo não para. Os anos vão ficando mais curtos e parece que não há mais tempo para mais nada. Os fiéis ficam de joelhos. Os ricos correm cada vez mais atrás de mais dinheiro sem saber o sentido dessa maluca ambição. Os drogados viajam nas fantasias com seus rostos pálidos e suas pupilas dilatadas. Os poetas encantam com suas palavras. 
O tempo continua dando medo na gente. Vai fazendo a gente envelhecer e não há ninguém que o faça parar. Temos que nos sentir úteis. Não adianta ficar quieto desesperado. Cada tempo trás novos desafios. Para o filósofo alemão, Nietzsche: "O tempo consiste em aprender a esquecer a tempo e aprender a lembrar a tempo”, pois é impossível viver sem esquecer. Não adie seus sonhos, pois o tempo vence todas as ilusões e ele não perdoa.
"Batidas na porta da frente
É o tempo
Eu bebo um pouquinho pra ter
Argumento
Mas fico sem jeito, calado
E ele ri
Ele zomba do quanto eu chorei
Porque sabe passar
E eu não sei..."

Publicidade

Veja também