Muita gente voltou a tirar os agasalhos do armário, quando as temperaturas caíram de 31,4ºC na tarde desta segunda-feira (29), para 17,3ºC na manhã de terça (30). Já a manhã desta quarta-feira (31) registrou 14,8ºC.
Mas, segundo o Unoeste Clima - Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e Previsão do Tempo da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), isso não é uma onda de frio. “Apenas houve a redução da temperatura em função da passagem de uma frente fria próximo a nossa região, que começou na segunda-feira à noite”, esclarece Alexandrius de Moraes Barbosa, engenheiro agrônomo e especialista em agrometeorologia e climatologia do Unoeste Clima.
Segundo o especialista, as temperaturas já voltam a subir nesta quinta-feira (1º). “A partir de amanhã [hoje] uma massa de ar seco volta a atuar na região, promovendo o tempo seco e temperaturas acima da normalidade, com mínimas voltando a ficar na casa dos 20°C e máximas próximas a 32/33°C”.
Alexandrius explica que essa estiagem é típica do mês de agosto, que é o mais seco, sendo comum não chover em agosto. “Para o fim de semana continua o tempo seco, com umidade relativa do ar abaixo dos 30% nos horários mais quentes do dia.
As temperaturas máximas devem ficar próximas a 32°C”.
Ainda de acordo com Alexandrius, o friozinho pode voltar na próxima semana. “A próxima frente fria está prevista para chegar na região no dia 9 de agosto, com previsão baixa de apenas garoa na região e com mínimas próximas a 14°C”.
Foto: Cedida
Alexandrius: “Próxima frente fria está prevista para chegar na região no dia 9 de agosto”