No mês de junho, a igreja católica celebra a festa de três grandes santos: Santo Antônio (dia 13), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). Aliás, nesta sexta-feira e neste sábado, quem gosta das tradicionais quermesses juninas, a igreja que fica no Jardim Paulista, em Presidente Prudente, e é dedicada a Santo Antônio, o chamado "Homem do Pão”, está fazendo a sua, segundo informa o pároco Jerônimo Gasques.. “Uma pequena quermesse voltada em função da obra da paróquia, mas a principal programação é precedida com o Tríduo, com a função religiosa, espiritual, qual ocorre neste dia 9, 10, 11 e a festa maior no dia 13 em que celebramos Santo Antonio”, expõe o religioso.
Padre Jerônimo menciona logo de início que embora Santo Antonio seja conhecido popularmente como o santo casamenteiro, de casamenteiro ele não tem nada, hein pessoal. Na verdade, segundo o sacerdote, isso foi por conta de um fato que ocorreu em sua vida, mas sem nenhuma relação real. Agora o que é verídico conforme o padre é que Santo Antonio não é um santo de “moda”, mas sim de tradição, de devoção de mais de 800 anos. A paróquia qual ele está à frente, por exemplo, ele diz ser pequena, mas que tem muitos devotos e que nestes dias que antecedem a celebração ao santo, os visitantes de outras localidades são muitos também.
De acordo com o padre, o fundamental na vida de Santo Antonio é a questão do pão. Da caridade, a solidariedade! O pão simboliza a vida, é o alimento que sustenta. Ele diz que Santo Antonio também é modelo do homem da Palavra, da evangelização. Santo Antonio é um dos únicos santos que conhecia a Bíblia de cór. Ele não tinha a necessidade de tê-la consigo, pois a conhecia de cór! Por isso a figura de sua imagem ele segura uma Bíblia e o menino Jesus!”, exclama padre Jerônimo.
ABENÇOADA DEVOÇÃO
Padre Jerônimo destaca como uma devoção muito bonita a questão do pão de Santo Antônio. Segundo ele as pessoas levam e pegam seus pãezinhos na igreja nestes dias. “Em alguns lugares é chamado de ‘pão dos pobres’. As pessoas trocam entre si os pães. É uma devoção muito bonita porque o pão é fundamental para a vida dependendo da devoção ou não. Hoje existe uma infinidade gastronômica, mas há 800 anos o pão era praticamente a principal fonte de alimento”, ressalta o padre.
TRÍDUO
SEXTA-FEIRA (9) - 19h30
Será entregue o pão de Santo Antonio com a bênção da saúde
SÁBADO (10) - 19h30
Será entregue o pão de Santo Antonio com a bênção das famílias, das fotos e da água
DOMINGO (11) - 19h30
Será entregue o pão de Santo Antonio com a bênção de todos os participantes das pastorais e movimentos da paróquia e bênção das Bíblias
TERÇA-FEIRA (13) - 19h30
Missa às 7h – 15h – 19h30
ELE TAMBÉM É MODELO DO HOMEM DA PALAVRA, DA EVANGELIZAÇÃO. SANTO ANTONIO É U DOS ÚNICOS SANTOS QUE CONHECIA A BÍBLIA DE CÓR. ELE NÃO TINHA NECESSIDADE DE TÊ-LA CONSIGO, POIS A CONHECIA DE CÓR! POR ISSO A FIGURA DE SUA IMAGEM ELE SEGURA UMA BÍBLIA E O MENINO JESUS!”
Padre Jeronimo Gasques
Fotos: Cedidas
Em alguns lugares os pãezinhos são chamados de ‘pão dos pobres’, segundo padre Jerônimo
Foto: Maurício D’S
Padre Jerônimo, pároco da Santo Antonio, no Jardim Paulista
Croqui de como ficará a Paróqouia Santo Antonio quando as obras forem concluídas