A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulga nesta quarta-feira, o balanço da terceira semana de funcionamento do Telessaúde, implantando em Presidente Prudente, em parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), como uma das ferramentas de orientação aos munícipes sobre coronavírus, a Covid-19.
O serviço ultrapassa mil atendimentos, totaliza 1.070 em três semanas de atendimentos. Deste total, 681 acolhimentos foram efetuados por meio de telefone fixo, canal que representa a maior parte das demandas, ou seja, 64% do total. Outros 370 foram via WhatsApp, totalizando 34%. Outros 2% restantes, ou seja, 19 atendimentos via e-mail.
De acordo com balanço, a média de idade das pessoas que acionam o serviço é de 50 anos. Conforme detalhamento das características dos atendimentos telefônicos: 67% ou seja, 458 atendimentos foram de mulheres; outros 33%, de 223 homens;
Em relação aos 681 atendimentos telefônicos, 531, ou seja, 78% foram orientações, de vacinas, consultas e exames; 72 ligações, ou seja, 10% foram orientados sobre o isolamento domiciliar; 45 atendimentos, sendo 7% encaminhados às UPA (Unidade de Pronto-Atendimento). Por fim, 33 atendimentos, que representam 5% foram encaminhados à UBS (Unidade Básica de Saúde).
O Telessaúde tem como objetivo diminuir a aglomeração de pessoas nas unidades de saúde para evitar a possível propagação da Covid-19. A intenção é de orientar os munícipes, através dos sinais e sintomas relatados, sobre a necessidade, ou não, de procurar por assistência médica.
O serviço é conduzido por docentes das faculdades de Enfermagem (Fenpp) e Medicina (Famepp) da Unoeste, além de discentes de pós-graduação dos programas de residência médica e multiprofissional, bem como acadêmicos do último ano de ambas as graduações.
Serviço
O Telessaúde funciona diariamente, inclusive aos sábados e domingos, das 8h às 20h, e pode ser acionado pelo telefone (18) 3229-1290, pelo Whatsapp, no número (18) 99639-2713, e pelo e-mail: [email protected].