Em pouco menos de 24 horas em funcionamento, o Telessaúde tem garantido boa adesão por parte da população em Presidente Prudente. É que das 8h de ontem, quando começou a funcionar, até o período da manhã de hoje, o serviço já recebeu 208 ligações, 136 mensagens pelo WhatsApp e outros 11 e-mails.
O Telessaúde, que funcionará diariamente, inclusive aos sábados e domingos, sempre das 8h às 20h, visa sanar dúvidas sobre o coronavírus, o Covid-19, bem como promover uma melhora no gerenciamento clínico e na prestação dos serviços de saúde, inclusive no acesso, qualidade, eficiência e relação custo-benefício.
Mais que isso, a partir dos sinais e sintomas relatados durante o atendimento, o Telessaúde tem como objetivo orientar os munícipes sobre a necessidade de procurar assistência médica e, com isso, colaborar na diminuição da aglomeração de pessoas nas unidades de saúde a fim de evitar a possível propagação do coronavírus.
Durante o atendimento, a equipe realiza também o preenchimento de uma planilha para obtenção de material de utilidade epidemiológica e análises dos resultados do projeto.
O Telessaúde, implantado pelo governo municipal por meio de parceria da Secretaria de Saúde e a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), é conduzido por docentes das faculdades de Medicina e Enfermagem da universidade, discentes de pós-graduação dos programas de residência médica e multiprofissional, além de acadêmicos do último ano de ambas as graduações.
Serviço
O Telessaúde pode ser acionado pelo telefone (18) 3229-1290; pelo WhatsApp, no número (18) 99639-2713; e pelo e-mail: [email protected].