As empresas de telecomunicações estão em as dez que lideram o ranking de Cadastro de Reclamações Fundamentadas em 2014 em Presidente Prudente, e no Estado. Os dados foram divulgados pela Fundação Procon-SP. A lista contém apenas reclamações de consumidores que não foram solucionadas e deram entrada em um processo administrativo para que as questões sejam trabalhadas junto aos fornecedores. A Vivo/Telefônica ocupa a primeira posição, a Claro/NET/Embratel a terceira, a Oi Celular o sexto lugar, e a Tim o sétimo.
Dos serviços bancários e assuntos financeiros - que sempre ocupam posição de destaque no ranking - somente o Bradesco aparece na lista prudentina. Entre as empresas de equipamentos eletrônicos, a Samsung, Motorola, Lenovo/CCE, Electrolux e LG também entraram para relação dos fornecedores que mais somam processos administrativos de Prudente. O Procon Estadual disponibilizou a lista completa em seu site, com mais 42 Procons municipais, em um total de 8.451 empresas.
No Estado de São Paulo, segundo a Assessoria de Imprensa do órgão, os três primeiros colocados no cadastro são o grupo Vivo/Telefonica, o grupo Claro/NET/Embratel e a empresa Lenovo/CCE, respectivamente. É a primeira vez, desde 2011, que uma empresa de produtos aparece entre as dez primeiras colocadas.
Os serviços de telecomunicações ficaram em primeiro lugar, com 19% das reclamações, seguido das instituições financeiras, com 15%. Em relação aos problemas apontados pelos consumidores, cobrança (30%) e vício ou má qualidade de produto (18%) respondem juntos por quase 50% das reclamações no cadastro. O setor financeiro continua a apresentar o pior índice de atendimento das reclamações fundamentadas. A Caixa Econômica Federal lidera, com 61% dos problemas não resolvidos.
Em 2014 foram realizados 942.511 atendimentos. Deste total, 63.135 resultaram em reclamações fundamentadas, sendo que 52% foram atendidas. O índice total de solução é de 89%. Os dados podem ser consultados por cidade em: www.procon.sp.gov.br
Empresas
A reportagem procurou as empresas para tratar o assunto, e, em nota, a Assessoria de Imprensa da Claro/NET/Embratel informa que o objetivo é a resolução dos casos já no primeiro contato, e que está comprometida com a melhoria da qualidade. A Tim esclarece que é a menos reclamada frente aos demais grupos de telecom. No cadastro estadual, a empresa diz que melhorou em relação a 2013 e aumentou o índice de resolutividade em três pontos.
A Telefônica/Vivo, por sua vez, informa que a média mensal de reclamações fundamentadas registradas em 2014 no Procon municipal representa 0,003% dos acessos da companhia no município, entre telefonia fixa, móvel, internet e TV por assinatura. "A empresa trabalha ininterruptamente para prestar serviços e atendimento de qualidade a todos os seus clientes", expõe.
A Assessoria de Imprensa da Oi, em seu turno, comenta que tem registrado avanços importantes em seus indicadores e assegura o acesso às novas tecnologias por parte de seus clientes, além de comentar investimentos na ordem de R$ 4 bilhões no país, entre janeiro a setembro de 2014.
O Grupo Lenovo, responsável pela marca CCE, informa que tem intensificado seus esforços na área de atendimento ao consumidor, "a fim de que todas as demandas sejam atendidas de forma eficiente e precisa".
Já o Departamento de Comunicação do Bradesco alega que desenvolve um programa intensivo de revisão de processos e sistemas, "sempre procurando aumentar o nível de satisfação de seus clientes", informa.
A reportagem também tentou entrar em contato com as demais empresas listadas pela Fundação Procon-SP, mas, até o fechamento desta edição, 4 das 10 que lideram o ranking ainda não haviam se manifestado.