A experiência que outros campos de conhecimento utilizam o atendimento on-line, com total competência, como a medicina e a psicologia, nos levam a acreditar que a teleaprendizagem na área da psicopedagogia clínica veio não somente para ficar, mas para que o objeto de estudo seja norteado pelos terapeutas da aprendizagem sem causar maiores prejuízos para os que precisam, independe da forma, presencial ou virtual.
Estamos verificando a necessidade da atuação psicopedagógica, nestes tempos de isolamento social, ao observarmos principalmente as escolas e faculdades dando continuidade ao trabalho, diferente do habitual e os alunos que antes precisavam de uma atenção especial, para a assimilação e apropriação da aprendizagem, continuarem com as mesmas dificuldades ou ainda outras, por encontrarem novos impedimentos no campo virtual. Novos meios, novas ferramentas, novos modos de aprendizagem.
Desta forma, a psicopedagogia, por lidar com a aprendizagem e suas dificuldades, prepara sua ação para atender esta demanda, encontrando recursos e auxiliando na construção do conhecimento de acordo com as necessidades particulares.
É preciso levar em consideração a idade, os benefícios e as necessidades. Uma vez que o vínculo seja construído entre profissional e paciente, a energia estabelecida permitirá a ação on-line, e assim a segurança e a efetivação da clínica on-line.
A formação psicopedagógica, mesmo não nos preparando para o atendimento on-line, capacita-nos para atuarmos com a ética, responsabilidade, oferecendo-nos ferramentas para o ato de aprender e lidar com sentimentos e ações no processo de aprendizagem. O diferente, a resolução de problemas e as dificuldades fazem não somente parte do nosso cotidiano, como nos faz enxergar esta realidade como uma decisão em fazer da teleaprendizagem nosso novo campo de atuação, uma experiência a mais.
A proposta da teleaprendizagem foi lançada. Precisa ser construída a cada experiência e efetivada. Estamos dispostos a utilizar este recurso não somente nos períodos críticos, mas para que seja inserida nas nossas normativas de trabalho, com regulamentações e manuais específicos, levando a aprendizagem e suas discussões a todos e para todos.
A psicopedagogia vê a teleaprendizagem como um cenário de novas produções e discussões, buscando a excelência do seu ofício nos diferentes ambientes em que atua, sendo assim, veio, está e acreditamos que ficará!